Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82493
Tipo: TCC
Título: Memorial de processo do filme Cabeceira de Mesa
Autor(es): Alves, Francisco Fabrício da Cunha
Orientador: Reis Filho, Osmar Gonçalves dos
Palavras-chave em português: Curta-metragem;Alcoólicos Anônimos;Rouch;Imagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Data do documento: 2021
Citação: ALVES, Francisco Fabrício Da Cunha. Memorial de processo do filme Cabeceira de Mesa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento e produção do curta-metragem Cabeceira de mesa. A saga de um homem em busca da reabilitação. Da sarjeta a chegada ao Grupo de Alcoólicos Anônimos. Filme que clama por um olhar mais sintonizado com a fenomenologia ao mesmo tempo especular e espetacular do cinema. Pretende compreender a condição humana e como grupos de Alcoólicos Anônimos contribuem para uma reabilitação social e espiritual. Entender as variantes comportamentais que levam o indivíduo a procurar se reabilitar e perceber o papel do homem inserido nas relações de dependência e adequação social. A contribuição de Jean Rouch e Eduardo Coutinho na linguagem cinematográfica referente aos planos e a estrutura fílmica, atravessaram minhas percepções. Com o curta-metragem Cabeceira de Mesa entenderemos que a reabilitação é um processo, mas que parte de uma vontade individual.
Résumé: Cet ouvrage décrit le développement et le processus de production du court métrage Cabeceira de mesa. La saga d'un homme en quête de réhabilitation. De la gouttière l'arrivée au Groupe des Alcooliques Anonymes. Un film qui appelle un regard plus en phase avec la phénoménologie à la fois spéculaire et spectaculaire au cinéma. Il vise à comprendre la condition humaine et la manière dont les groupes d‘alcooliques anonymes contribuent à la réadaptation sociale et spirituelle. Comprendre les variantes comportementales qui conduisent l'individu à rechercher une réhabilitation et se rendre compte du rôle de l'homme inséré dans les relations de dépendance et d'adéquation sociale. La contribution de Jean Rouch et Eduardo Coutinho dans le langage cinématographique faisant référence aux plans et à la structure du film, a traversé mes perceptions. Avec le court métrage Cabeceira de Mesa, nous comprenons que la réhabilitation est un processus, mais fait partie d'une volonté individuelle.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82493
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7726959496392888
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1880465509972947
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_ffdacalves.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.