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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82493| Tipo: | TCC |
| Título: | Memorial de processo do filme Cabeceira de Mesa |
| Autor(es): | Alves, Francisco Fabrício da Cunha |
| Orientador: | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos |
| Palavras-chave em português: | Curta-metragem;Alcoólicos Anônimos;Rouch;Imagem |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
| Data do documento: | 2021 |
| Citação: | ALVES, Francisco Fabrício Da Cunha. Memorial de processo do filme Cabeceira de Mesa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
| Resumo: | Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento e produção do curta-metragem Cabeceira de mesa. A saga de um homem em busca da reabilitação. Da sarjeta a chegada ao Grupo de Alcoólicos Anônimos. Filme que clama por um olhar mais sintonizado com a fenomenologia ao mesmo tempo especular e espetacular do cinema. Pretende compreender a condição humana e como grupos de Alcoólicos Anônimos contribuem para uma reabilitação social e espiritual. Entender as variantes comportamentais que levam o indivíduo a procurar se reabilitar e perceber o papel do homem inserido nas relações de dependência e adequação social. A contribuição de Jean Rouch e Eduardo Coutinho na linguagem cinematográfica referente aos planos e a estrutura fílmica, atravessaram minhas percepções. Com o curta-metragem Cabeceira de Mesa entenderemos que a reabilitação é um processo, mas que parte de uma vontade individual. |
| Résumé: | Cet ouvrage décrit le développement et le processus de production du court métrage Cabeceira de mesa. La saga d'un homme en quête de réhabilitation. De la gouttière l'arrivée au Groupe des Alcooliques Anonymes. Un film qui appelle un regard plus en phase avec la phénoménologie à la fois spéculaire et spectaculaire au cinéma. Il vise à comprendre la condition humaine et la manière dont les groupes d‘alcooliques anonymes contribuent à la réadaptation sociale et spirituelle. Comprendre les variantes comportementales qui conduisent l'individu à rechercher une réhabilitation et se rendre compte du rôle de l'homme inséré dans les relations de dépendance et d'adéquation sociale. La contribution de Jean Rouch et Eduardo Coutinho dans le langage cinématographique faisant référence aux plans et à la structure du film, a traversé mes perceptions. Avec le court métrage Cabeceira de Mesa, nous comprenons que la réhabilitation est un processus, mais fait partie d'une volonté individuelle. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82493 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7726959496392888 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1880465509972947 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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