Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82491
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMartins, Shirley Mônica Silva-
dc.contributor.authorFreitas, Gabriel Omar Batistuta Brito de-
dc.date.accessioned2025-09-11T22:55:11Z-
dc.date.available2025-09-11T22:55:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFREITAS, Gabriel Omar Batistuta Brito de. Marrom, preto: memorial de uma realização independente periférica cearense. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82491-
dc.description.abstractThis memorial of the documentary "Marrom, Preto" aims to discuss the processes that took place during the making of the film work Marrom, Preto, a short film that walks between documentary and musical performance, based on the issues of two musical projects by Emiciomar, the Marrom EP and the Preto Álbum. The documentary, serving as the final project for the Film and Audiovisual course at UFC, is a performative documentation of an artistic endeavor in both music and cinema by a young Black artist born in the metropolitan region of Fortaleza, developing a Cearense style of hip-hop. The text intends to present references and discuss the issues surrounding the documentary's production processes, addressing and problematizing events that occurred throughout the process and involving the author. The audiovisual work is based on the premise of portraying the experiences of a young rapper and beatmaker from Ceará and the conditions in which they exist within society, extending the thinking to reflect on the formation of the social structures and layers of Ceará. Despite its autobiographical premise, the film delves into the idea of reflecting on the foundations of a racist, bourgeois, patriarchal, and genocidal society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMarrom, preto: memorial de uma realização independente periférica cearensept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste memorial do documentário “Marrom, Preto” tem como finalidade discorrer sobre os processos sucedidos durante a realização da obra fílmica Marrom, Preto, um curta-metragem que caminha entre o documentário e a performance musical, pautado nas questões de dois trabalhos de Emiciomar na música, o Marrom EP e o Preto Álbum. O documentário, na qualidade de trabalho de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da UFC, trata-se de uma documentação performática de um trabalho artístico tanto na música, quanto no cinema feito por um jovem preto, nascido na região metropolitana de Fortaleza e desenvolvendo uma vertente cearense de hip-hop. O texto tem a intenção de apresentar as referências e discutir as questões acerca dos processos de realização do documentário, abordando e problematizando acontecimentos que atravessaram o processo e o autor. A obra audiovisual traz como premissa um recorte que apresenta a vivência de um jovem rapper e beatmaker cearense e as condições ao qual está inserido diante da sociedade, estende o pensamento fazendo reflexões sobre a formação das estruturas e camadas sociais do Ceará. Apesar de partir de uma premissa autobiográfica, o filme rebusca a ideia da reflexão sobre as bases de uma sociedade racista, burguesa, patriarcal e genocida.pt_BR
dc.subject.ptbrDocumentáriopt_BR
dc.subject.ptbrPacajuspt_BR
dc.subject.ptbrBeatpt_BR
dc.subject.ptbrHip-hoppt_BR
dc.subject.ptbrEmiciomarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2274373562811801pt_BR
local.date.available2025-09-11-
Aparece en las colecciones: CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_gobbdefreitas.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.