Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82452
Tipo: TCC
Título: A biodiversidade brasileira no Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021: uma análise das coleções para o Ensino Médio na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Título em inglês: Brazilian biodiversity in the 2021 National Book and Teaching Material Program: an analysis of collections for High School in the area of Natural Sciences and their Technologies
Autor(es): Serra, Rhânia Maria Furtado
Orientador: Mota, Erika Freitas
Coorientador: Guilhon, Bruno Ferreira
Palavras-chave em português: PNLD;Biomas;Unidades de conservação
Palavras-chave em espanhol: PNLD;Biomas;Unidades de conservación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Data do documento: 2025
Citação: SERRA, Rhânia Maria Furtado. A biodiversidade brasileira no Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021: uma análise das coleções para o Ensino Médio na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do planeta, contudo, quase 4500 espécies nativas se encontram em alguma categoria de ameaça. Nesse sentido, uma forma de promover a conservação da biodiversidade é por meio da educação e conscientização pública, sendo o livro didático (LD) um dos principais recursos pedagógicos disponíveis em sala de aula e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) o maior distribuidor para as escolas públicas do país. Dessa forma, ressalta-se a importância da representação da biodiversidade brasileira dentro dos LD para a sensibilização dos alunos à identidade nacional como forma de promover a conservação da biodiversidade nativa. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a representação da diversidade faunística e florística brasileira nas coleções de LD de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do PNLD 2021. A análise de conteúdo foi realizada com base nos critérios de Bardin, em três etapas: na pré-seleção, foi feita a leitura flutuante do corpus documental; em seguida, na exploração do material, foi realizada a codificação e a categorização das perguntas norteadoras; por fim, na etapa de tratamento dos resultados, os dados obtidos foram relacionados aos referenciais teóricos. Os livros foram analisados quanto à presença do conceito de biodiversidade, à inclusão de conteúdos relevantes, como “Biomas” e “Unidades de Conservação”, e à forma como as representações da biodiversidade foram apresentadas, especialmente pelas legendas. Os resultados indicam que a representatividade da diversidade biológica brasileira precisa ser mais explorada em muitas das coleções. A coleção C1, não apresenta o conteúdo de UCs e nem mesmo o de Biomas. Além disso, embora as coleções C2 e C4 demonstrem maior representatividade dentre as imagens de fauna e flora brasileira, a coleção C3 apresentou a maior representação da biodiversidade brasileira dentre as coleções analisadas, de maneira holística. Espera-se que os achados desta pesquisa possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias e materiais didáticos voltados para a educação ambiental e que estimulem mais discussões sobre a biodiversidade brasileira no PNLD.
Resumen: Brasil es el país que alberga la mayor biodiversidad del planeta, sin embargo, casi 4.500 especies nativas se encuentran en alguna categoría de amenaza. En este sentido, una forma de promover la conservación de la biodiversidad es a través de la educación y la concientización pública, siendo el libro uno de los principales recursos didácticos disponibles en el aula y el Programa Nacional del Libro y Material Didáctico (PNLD) el mayor distribuidor para las escuelas públicas del país. De esta manera, es importante la representación de la biodiversidad brasileña dentro de los libros didácticos para sensibilizar a los estudiantes sobre la identida nacional como una forma de promover la conservación de la biodiversidad nativa. El presente trabajo tiene como objetivo general analizar la representación de la diversidad faunística y florística brasileña en las colecciones de libros didácticos de Ciencias de la Naturaleza y sus Tecnologías del PNLD 2021. El análisis de contenido se realizó con base en los criterios de Bardin, en tres etapas: en la preselección, se realizó la lectura flotante del corpus documental; luego, en la exploración del material, se codificaron y categorizaron las preguntas orientadoras; y finalmente, en la etapa de tratamiento de los resultados, los datos obtenidos se relacionaron con los marcos teóricos. Los libros fueron analizados en cuanto a la presencia del concepto de biodiversidad, la inclusión de contenidos relevantes como "Biomas" y "Unidades de Conservación", y la forma en que se presentaron las representaciones de la biodiversidad, especialmente a través de las leyendas. Los resultados indican que la representación de la diversidad biológica brasileña necesita ser más explorada en muchas de las colecciones. Se espera que los hallazgos de esta investigación puedan contribuir al desarrollo de estrategias y materiales didácticos enfocados en la educación ambiental y que fomenten más discusiones sobre la biodiversidad brasileña en el PNLD.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82452
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0006-2850-6662
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4515079847433468
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-1477-5563
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5964165127429630
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0001-9052-709X
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/4943298713175090
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_rmfserra.pdf253,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.