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Tipo: Dissertação
Título: “É sal”: um guia pedagógico para a imaginação sociológica no ENEM
Autor(es): Fernandes, Emanuela Oliveira
Orientador: Lima, Alexandre Jeronimo Correia
Palavras-chave em português: Imaginação sociológica;Redação;Enem;Ensino Médio
Palavras-chave em espanhol: Imaginación sociológica;Redacción;Educación Media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Data do documento: 2025
Citação: FERNANDES, Emanuela Oliveira. “É sal”: um guia pedagógico para a imaginação sociológica no ENEM. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O presente trabalho propõe uma articulação entre os campos da Sociologia e da Redação no Ensino Médio, tendo como eixo estruturante o conceito de imaginação sociológica formulado por C. Wright Mills. A partir de observações em sala de aula, a autora identifica um descompasso entre a capacidade reflexiva dos estudantes e sua habilidade de transpor tais reflexões para a escrita, especialmente nas exigências do texto dissertativo-argumentativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pesquisa, de caráter bibliográfico e fundamentada em referenciais como Mills (1982), Giddens (2001), Bakhtin (2011), Bourdieu (1998) e Becker (2015), discute os desafios da escrita como prática social e propõe o desenvolvimento de um guia pedagógico interdisciplinar intitulado “É SAL: Sociologia Argumentativa de Livre Acesso”. O guia busca instrumentalizar estudantes na elaboração de redações críticas, coerentes e fundamentadas, oferecendo estratégias de leitura e escrita ancoradas na perspectiva sociológica. O material inclui perguntas norteadoras, análise de repertórios socioculturais e organização textual, além de sugestões de autores, dados e teorias para apoiar a argumentação. Também dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as competências exigidas pelo Enem, especialmente as de número 2, 3 e 5. Ao valorizar a autenticidade da escrita e combater o uso de modelos prontos e repertórios forçados - práticas desestimuladas pelo próprio Inep a partir de 2024 - o trabalho defende uma educação crítica, democrática e transformadora. A obra, portanto, representa uma contribuição para a prática docente e para o fortalecimento do ensino de sociologia na escola pública, ressignificando a redação do Enem como espaço de expressão e percepção social.
Resumen: El presente trabajo propone una articulación entre los campos de la Sociología y la Producción Escrita en la Educación Media, teniendo como eje estructurante el concepto de imaginación sociológica formulado por C. Wright Mills. A partir de observaciones en sus clases, la autora identifica una discrepancia entre la capacidad 93reflexiva de los estudiantes y su habilidad para trasladar dichas reflexiones a la escritura, especialmente frente a las exigencias del texto dissertativo-argumentativo del Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) en Brasil. La investigación, de carácter bibliográfico y fundamentada en referencias como Mills (1982), Giddens (2001), Bakhtin (2011), Bourdieu (1998) y Becker (2015), discute los desafíos de la escritura como práctica social y propone el desarrollo de una guía pedagógica interdisciplinaria titulada “É SAL: Sociologia Argumentativa de Livre Acesso”. La guía busca ofrecer herramientas a los estudiantes para elaborar redacciones críticas, coherentes y fundamentadas, proporcionando estrategias de lectura y escritura ancladas en la perspectiva sociológica. El material incluye preguntas orientadoras, análisis de repertorios socioculturales y organización textual, además de sugerencias de autores, datos y teorías que apoyen la argumentación. Asimismo, dialoga con la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) y con las competencias requeridas por el Enem, especialmente las competencias 2, 3 y 5. Al valorar la autenticidad de la escritura y combatir el uso de modelos preestablecidos y repertorios forzados - prácticas desalentadas por el propio Inep a partir de 2024 - el trabajo defiende una educación crítica, democrática y transformadora. La obra, por tanto, representa una contribución significativa para la práctica docente y para el fortalecimiento de la enseñanza de la Sociología en la escuela pública, resignificando la redacción del Enem como un espacio de expresión y percepción social.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82397
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8119691182790365
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-6437-8318
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0287460826976151
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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