Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82397
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Alexandre Jeronimo Correia-
dc.contributor.authorFernandes, Emanuela Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-05T14:19:55Z-
dc.date.available2025-09-05T14:19:55Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFERNANDES, Emanuela Oliveira. “É sal”: um guia pedagógico para a imaginação sociológica no ENEM. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82397-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“É sal”: um guia pedagógico para a imaginação sociológica no ENEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho propõe uma articulação entre os campos da Sociologia e da Redação no Ensino Médio, tendo como eixo estruturante o conceito de imaginação sociológica formulado por C. Wright Mills. A partir de observações em sala de aula, a autora identifica um descompasso entre a capacidade reflexiva dos estudantes e sua habilidade de transpor tais reflexões para a escrita, especialmente nas exigências do texto dissertativo-argumentativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pesquisa, de caráter bibliográfico e fundamentada em referenciais como Mills (1982), Giddens (2001), Bakhtin (2011), Bourdieu (1998) e Becker (2015), discute os desafios da escrita como prática social e propõe o desenvolvimento de um guia pedagógico interdisciplinar intitulado “É SAL: Sociologia Argumentativa de Livre Acesso”. O guia busca instrumentalizar estudantes na elaboração de redações críticas, coerentes e fundamentadas, oferecendo estratégias de leitura e escrita ancoradas na perspectiva sociológica. O material inclui perguntas norteadoras, análise de repertórios socioculturais e organização textual, além de sugestões de autores, dados e teorias para apoiar a argumentação. Também dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as competências exigidas pelo Enem, especialmente as de número 2, 3 e 5. Ao valorizar a autenticidade da escrita e combater o uso de modelos prontos e repertórios forçados - práticas desestimuladas pelo próprio Inep a partir de 2024 - o trabalho defende uma educação crítica, democrática e transformadora. A obra, portanto, representa uma contribuição para a prática docente e para o fortalecimento do ensino de sociologia na escola pública, ressignificando a redação do Enem como espaço de expressão e percepção social.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente trabajo propone una articulación entre los campos de la Sociología y la Producción Escrita en la Educación Media, teniendo como eje estructurante el concepto de imaginación sociológica formulado por C. Wright Mills. A partir de observaciones en sus clases, la autora identifica una discrepancia entre la capacidad 93reflexiva de los estudiantes y su habilidad para trasladar dichas reflexiones a la escritura, especialmente frente a las exigencias del texto dissertativo-argumentativo del Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) en Brasil. La investigación, de carácter bibliográfico y fundamentada en referencias como Mills (1982), Giddens (2001), Bakhtin (2011), Bourdieu (1998) y Becker (2015), discute los desafíos de la escritura como práctica social y propone el desarrollo de una guía pedagógica interdisciplinaria titulada “É SAL: Sociologia Argumentativa de Livre Acesso”. La guía busca ofrecer herramientas a los estudiantes para elaborar redacciones críticas, coherentes y fundamentadas, proporcionando estrategias de lectura y escritura ancladas en la perspectiva sociológica. El material incluye preguntas orientadoras, análisis de repertorios socioculturales y organización textual, además de sugerencias de autores, datos y teorías que apoyen la argumentación. Asimismo, dialoga con la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) y con las competencias requeridas por el Enem, especialmente las competencias 2, 3 y 5. Al valorar la autenticidad de la escritura y combatir el uso de modelos preestablecidos y repertorios forzados - prácticas desalentadas por el propio Inep a partir de 2024 - el trabajo defiende una educación crítica, democrática y transformadora. La obra, por tanto, representa una contribución significativa para la práctica docente y para el fortalecimiento de la enseñanza de la Sociología en la escuela pública, resignificando la redacción del Enem como un espacio de expresión y percepción social.pt_BR
dc.subject.ptbrImaginação sociológicapt_BR
dc.subject.ptbrRedaçãopt_BR
dc.subject.ptbrEnempt_BR
dc.subject.ptbrEnsino Médiopt_BR
dc.subject.esImaginación sociológicapt_BR
dc.subject.esRedacciónpt_BR
dc.subject.esEducación Mediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8119691182790365pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6437-8318pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0287460826976151pt_BR
local.date.available2025-09-05-
Aparece en las colecciones: PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_eofernandes.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.