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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação terapêutica como proposta interventiva para o luto materno: investigando mudanças
Título em inglês: Therapeutic assessment as an intervention proposal for maternal grief: investigating changes
Autor(es): Nascimento, Caroline Brandão
Orientador: Cardoso, Lucila Moraes
Palavras-chave em português: Luto;Mãe;Suicídio;Avaliação terapêutica;Psicoterapia breve
Palavras-chave em inglês: Grief;Mother;Suicide;Therapeutic assessment;Brief psychotherapy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Data do documento: 2025
Citação: NASCIMENTO, Caroline Brandão. Avaliação terapêutica como proposta interventiva para o luto materno: investigando mudanças. 2025. 156 f. Dissertação (Mestrado em Pisicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2025.
Resumo: A morte de um filho traz intensas repercussões na vida de mães que perderam seus filhos. Como o luto é um processo multifacetado, requer uma avaliação cuidadosa para que não sejam feitos diagnósticos equivocados, bem como para auxiliar no planejamento de intervenções. Dentre os modelos de avaliação, tem se destacado a Avaliação Terapêutica (AT), que se trata de um modelo de avaliação psicológica em que o cliente participa ativamente e colaborativamente de todo o processo, pois é a partir de sua demanda que o processo é planejado. A AT tem se mostrado eficaz para melhorar a vida dos clientes possibilitando mudanças diretas a curto prazo. Diante da temática do luto, a AT é uma possibilidade de escuta, acolhimento e cuidado, pois proporciona maior compreensão sobre o sofrimento ao qual a pessoa em luto está passando. Diante disso, objetivou-se compreender as mudanças de uma mãe em luto em um processo de AT. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com estudo de caso único como método de investigação. Participou deste estudo uma mãe que vivenciou o suicídio de um filho, há nove anos, e que reconheceu estar enfrentando dificuldades e sofrimento referentes ao seu luto. A coleta de dados foi realizada mediante o processo de AT, que seguiu a semiestrutura composta por seis passos, totalizando oito sessões que levaram em média de 60 a 90 minutos cada. Foram realizadas a análise de conteúdo de Bardin e a comparação dos resultados pré e pós avaliação, feita mediante o Método JT. Os resultados indicaram que durante o processo de AT ocorreram mudanças positivas quanto aos dilemas da cliente, como a construção de novas narrativas e de significado para o seu luto. A cliente relatou sentir alívio em compartilhar suas dificuldades, bem como se sentiu motivada a cuidar de si. Adicionalmente, observou-se melhora nos relacionamentos interpessoais, principalmente com a família. Quanto ao comparativo dos resultados pré e pós avaliação, houve redução nos sintomas de depressão, desesperança e trauma. Considera-se que a AT cumpriu com seu objetivo de promover mudanças positivas na vida da cliente.
Abstract: The death of a child has intense repercussions on the lives of mothers who have lost their children. As bereavement is a multifaceted process, it requires careful assessment in order to avoid misdiagnosis and to help plan interventions. Among the assessment models, Therapeutic Assessment (TA) has stood out, a psychological assessment model in which the client participates actively and collaboratively in the whole process, since it is planned based on their demands. TA has been shown to be effective in improving clients’ lives, making direct changes possible in the short term. On the subject of grief, TA is a possibility for listening, welcoming and caring, as it provides a greater understanding of the suffering that the bereaved person is going through. With this in mind, the aim was to understand the changes of a bereaved mother during a TA process. This is a qualitative study with a single-case designas the research method. The participant was a mother who had experienced the suicide of a child nine years ago and who acknowledged that she was facing difficulties and suffering in relation to her grief. Data was collected through the TA process, which followed a semi-structure consisting of six steps, totaling eight sessions that took an average of 60 to 90 minutes each. Bardin's Content Analysis was carried out and the pre- and post-assessment results were compared using the JT method. The results indicated that during the TA process, there were positive changes regarding the client's dilemmas, such as the construction of new narratives and meaning for her grief. The client reported feeling relieved to share her difficulties, as well as feeling motivated to take care of herself. In addition, there was an improvement in her interpersonal relationships, especially with her family. When comparing pre- and post-assessment results, there was a reduction in symptoms of depression, hopelessness and trauma. It is considered that the TA fulfilled its purpose of promoting positive changes in the client's life.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82360
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org./0009-0004-9517-1327
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8801824331967668
ORCID do Orientador: https://orcid.org./0000-0002-8890-9352
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8664062189071507
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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