Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82352
Tipo: Tese
Título: A performatividade na formação do percurso éthico-estereotípico feminino em evidência nos e-books mais vendidos na Amazon Kindle Brasil
Autor(es): Siqueira, Priscila Alves e Silva
Orientador: Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Palavras-chave em português: Representação feminina;Percurso éthico;Estereótipos;Performatividade
Palavras-chave em inglês: Female representation;Ethical trajectory;Stereotypes;Performativity
Palavras-chave em francês: Représentation féminine;Parcours éthique;Stéréotypes;Performativité
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Data do documento: 2025
Citação: SIQUEIRA, Priscila Alves e Silva. A performatividade na formação do percurso éthico -estereotípico feminino em evidência nos e-books mais vendidos na Amazon Kindle Brasil. 2025. 118 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Nosso primeiro contato com a Literatura de um modo geral, acontece de forma oral durante a infância, através principalmente dos contos de fadas, que carregam em sua estrutura uma representação social da moralidade. Ouvindo essas histórias, aprendemos as representações sociais e os ethé femininos e masculinos em nossa sociedade, essas histórias ficcionais vão se modificando ao longo de nossas vidas, elas se transformam em romances dos mais variados estilos. Em vista dessa problematização, o presente trabalho analisou como os estereótipos e os ethé constroem a performatividade dos atos de fala nas personagens femininas dos romances que chegam ao topo dos mais vendidos na Amazon Kindle. Para tanto, consideramos os papéis sociais femininos e os estereótipos das protagonistas no percurso éthico construído pela trama. A fim de alcançar esse objetivo, nos apoiamos na concepção de percurso éthico proposto por Holanda (2020); as representações sociais serão abordadas sob a visão de Moscovici (1978); Goffman (1985) e seu jogo das representações, que nos traz os aspectos comunicacionais e comportamentais sociais e coletivos. O ethos será analisado a partir dos estudos de Maingueneau (2015) e dos estudos de Holanda (2020) do percurso éthico, por fim, para abordarmos as questões dos estereótipos utilizaremos os estudos de Amossy (2022). Quanto à performatividade, nos baseamos nos estudos de Austin (1990) O corpus é composto por narrativas ficcionais coletadas no site da Amazon Brasil que estejam no topo do ranking de mais vendidos. Para tentarmos alcançar a questão central através de nossa metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa, documental e com base nos estudos de Goffman (1985), Maingueneau (2015), Holanda (2020) e Austin (1990). Concluímos que o percurso éthico é construído em três dimensões e que a performatividade é construtora desse percurso.
Abstract: Our first contact with Literature, in general, occurs orally during childhood, mainly through fairy tales, which carry within their structure a social representation of morality. By listening to these stories, we learn the social representations and the feminine and masculine ethé of our society. These fictional stories evolve throughout our lives, eventually transforming into novels of the most diverse styles. In light of this problematization, the present study analyzed how stereotypes and ethé construct the performativity of speech acts in female characters of novels that reach the top of the Amazon Kindle bestseller rankings. To that end, we considered female social roles and the protagonists’ stereotypes in the ethical trajectory built by the plot. To achieve this objective, we relied on the concept of ethical trajectory proposed by Holanda (2020); social representations were approached through the lens of Moscovici (1978); Goffman (1985) and his theory of representation, which brings us communicational, social, and behavioral aspects of collective life. Ethos was analyzed based on the studies of Maingueneau (2015) and Holanda (2020) on the ethical trajectory. Lastly, to address the issue of stereotypes, we drew on the studies of Amossy (2022). As for performativity, we relied on the studies of Austin (1990). The corpus is composed of fictional narratives collected from the Amazon Brazil website that are at the top of the bestseller ranking. To approach our central research question, we employed a qualitative and documentary methodology based on the works of Goffman (1985), Maingueneau (2015), Holanda (2020), and Austin (1990). We concluded that the ethical trajectory is built in three dimensions and that performativity is a key element in constructing this trajectory.
Résumé: Notre premier contact avec la littérature, de manière générale, se fait oralement durant l’enfance, principalement à travers les contes de fées, qui portent en leur structure une représentation sociale de la moralité. En écoutant ces histoires, nous apprenons les représentations sociales ainsi que les éthè féminins et masculins dans notre société. Ces récits fictionnels se transforment au fil de nos vies, devenant des romans aux styles variés. À partir de cette problématisation, le présent travail a analysé comment les stéréotypes et les éthè construisent la performativité des actes de parole dans les personnages féminins des romans figurant en tête des ventes sur Amazon Kindle. Pour cela, nous avons pris en compte les rôles sociaux féminins et les stéréotypes des protagonistes dans le parcours éthique élaboré par l’intrigue. Afin d’atteindre cet objectif, nous nous sommes appuyés sur la notion de parcours éthique proposée par Holanda (2020); les représentations sociales sont abordées selon la perspective de Moscovici (1978); Goffman (1985) et son jeu des représentations, qui nous offre une lecture des aspects communicationnels, sociaux et comportementaux collectifs. L’ethos est analysé a partir des travaux de Maingueneau (2015) et de ceux de Holanda (2020) sur le parcours éthique. Enfin, pour aborder la question des stéréotypes, nous avons recours aux études d’Amossy (2022). En ce qui concerne la performativité, nous nous basons sur les travaux d’Austin (1990). Le corpus est composé de récits fictionnels recueillis sur le site d’Amazon Brésil, classés parmi les meilleures ventes. Pour tenter de répondre à la question centrale à travers notre méthodologie, nous avons adopté une approche qualitative, documentaire, fondée sur les études de Goffman (1985), Maingueneau (2015), Holanda (2020) et Austin (1990). Nous concluons que le parcours éthique se construit en trois dimensions, et que la performativité est un élément fondamental dans cette construction.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82352
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0003-3784-1885
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7252785176971537
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-7201-6173
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5092300534207989
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tese_passiqueira.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.