Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82330| Tipo: | TCC |
| Título : | Atuação profissional da educação física e interdisciplinaridade na atenção primária à saúde: uma revisão de literatura integrativa |
| Autor : | Morais, Italo Diego Pires |
| Tutor: | Nepomuceno, Léo Barbosa |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Educação física;Atenção primária à saúde;Atenção básica em saúde;Estratégia saúde da família |
| Palabras clave en inglés: | Physical education;Primary health care;Basic health care;Family health strategy |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Fecha de publicación : | 2023 |
| Citación : | MORAIS, Ítalo Diego Pires. Atuação profissional da educação física e interdisciplinaridade na atenção primária à saúde: uma revisão de literatura integrativa. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
| Resumen en portugués brasileño: | O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta método inovadores para o perfil da saúde, almejando apoiar, ampliar e aperfeiçoar a atenção e à gestão da saúde na APS. O NASF é formado por uma equipe multiprofissional, na qual se insere o Profissional de Educação Física (PEF), que deve ter uma atuação interdisciplinar, com cuidado humanizado e integral do paciente para promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. Com isso, o estudo parte do problema de pesquisa: quais as práticas desenvolvidas pelo PEF, junto à equipe multidisciplinar, no NASF? Com vistas a responder ao questionamento, objetiva compreender a atuação do PEF no contexto da interdisciplinaridade na APS no Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa da literatura, com uma abordagem qualitativa de pesquisa. As bases de dados científicos virtuais usadas foram a Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Libray Online (SCIELO), a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Medline. Empregou-se os descritores, conforme terminologia em saúde consultada nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS): Educação Física; Atenção Primária à Saúde; Atenção Básica em Saúde; Estratégia Saúde da Família. Nos procedimentos de busca usou-se os descritores utilizando o operador booleano AND e OR para combiná-los. Foram aceitos artigos e trabalhos científicos, com adequação ao tema estudado, em língua portuguesa e publicados nos últimos dez anos (2013-2023). Foram excluídos estudos que não se encontram disponíveis na íntegra e duplicados e estudos de revisão de literatura. A amostra final é composta por 12 estudos. Os resultados dos estudos possibilitam concluir que, a atuação e as ações desempenhadas pelo PEF na APS, de modo particular no NASF, são de extrema relevância para a população atendida pelo SUS, assim como é de suma importância para na composição da equipe de ESF, sendo indispensável a manutenção de uma atuação em conjunto com outros profissionais da Equipe de referência de Saúde da Família (EqSF), com foco na prevenção e promoção de saúde integral. Desse modo, as ações do PEF devem primar: a realização de avaliações permanentes, organização e participação de atividades de educação em saúde, a participação do planejamento das ações de saúde da APS à Saúde, a valorização da utilização dos espaços públicos e a exploração da riqueza de possibilidade das atividades físicas. |
| Abstract: | The Family Health Support Center (NASF) in the context of Primary Health Care (PHC) presents innovative methods for health profiling, aiming to support, expand and improve health care and management in PHC. The NASF is made up of a multidisciplinary team, which includes the Physical Education Professional (PEF), who must have interdisciplinary action, with humanized and comprehensive patient care to promote health and prevent diseases and injuries. Therefore, the study starts from the research problem: what are the practices developed by the PEF, together with the multidisciplinary team, at the NASF? In order to answer the question, it aims to understand the role of the PEF in the context of interdisciplinarity in PHC in the Unified Health System (SUS). To this end, this is a bibliographical research, of the integrative literature review type, with a qualitative research approach. The virtual scientific databases used were the Virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO), the Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and Medline. The descriptors were used, according to health terminology consulted in the Health Sciences Descriptors (DECS): Physical Education; Primary Health Care; Basic Health Care; Family Health Strategy. In the search procedures, the descriptors were used using the Boolean operator AND and OR to combine them. Articles and scientific works were accepted, appropriate to the topic studied, in Portuguese and published in the last ten years (2013-2023). Studies that are not available in full and duplicates and literature review studies were excluded. The final sample consists of 12 studies. The results of the studies make it possible to conclude that the performance and actions carried out by the PEF in PHC, particularly in the NASF, are extremely relevant for the population served by the SUS, as well as being extremely important for the composition of the ESF team, It is essential to maintain joint work with other professionals from the Family Health Reference Team (EqSF), with a focus on prevention and promotion of comprehensive health. Therefore, PEF actions must focus on: carrying out permanent assessments, organizing and participating in health education activities, participating in the planning of PHC health actions, valuing the use of public spaces and exploring wealth of possibilities for physical activities. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82330 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-7473-9460 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0130874944686138 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2023_tcc_idpmorais.pdf | 517,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.