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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSimões, Lincon Rodrigues Dias-
dc.date.accessioned2025-08-26T18:23:36Z-
dc.date.available2025-08-26T18:23:36Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSIMÕES, Lincon Rodrigues Dias. Estudo longitudinal sobre a relação entre o investimento em assistência estudantil nas universidades federais brasileiras e a taxa de sucesso na Graduação. 2025. 115 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82256-
dc.description.abstractThis research examined the relationship between investment in student aid (SA) and the outcomes of dropout and student success reported by brazilian federal universities. To this end, the study sought to determine the degree of correlation, expressed through Pearson’s correlation coefficient (ρ), between the resources invested in SA and the Undergraduate Success Rate (TSG) indicator, over the period from 2010 to 2022. A broad and innovative interpretation of what constitutes “investment in student aid” was adopted, by considering as such the total amount classified under the expenditure sub-item “Student Financial Aid,” regardless of the budget action in which it was recorded, in addition to the amount executed under budget action 4002 (Aid to Higher Education Students), both sourced from the SIAFI (Federal Financial Administration System). This approach privileges the contribution of various policies and actions toward the objectives of SA, thus going beyond the financial dimension by encompassing the academic and social integration of students into the institution—an aspect widely emphasized in the literature on student dropout. In operationalizing the variables, the proposed method also innovates by aggregating data into multi-year periods, thereby aligning with the calculation method of the TSG (which considers the multi-year duration of degree programs) and accounting for the phenomenon of academic retention. The association between variables during the 2010–2022 period yielded a correlation coefficient of ρ = 0.504 (with a significance level of 0.01%, i.e., p < 0.001), while the 2011–2020 period presented the highest observed value (ρ = 0.539), results significantly higher than those reported in comparable studies. These findings support the assertion that up to 29% of the TSG may be associated with investment in SA. Furthermore, one-way analysis of variance (ANOVA) revealed that the observed values were independent of the geographic location and institutional size, thereby reinforcing the validity of the results and supporting the thesis that universities with higher perstudent investment in SA initiatives achieve better outcomes in terms of retention, dropout, and graduation rates. It is understood that the results achieved by this study are attributable to the meticulous treatment of financial data, the use of a more comprehensive dataset, and the methodological innovations introduced. It is hoped that this study will help to highlight the importance of investing in SA, support evidence-based decision-making in the allocation of resources — favoring SA — and contribute meaningfully to the broader discourse on the topic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo longitudinal sobre a relação entre o investimento em assistência estudantil nas universidades federais brasileiras e a taxa de sucesso na graduaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho investigou a relação entre o investimento em assistência estudantil (AE) e os resultados de permanência e êxito apresentados pelas universidades federais brasileiras. Para tanto, buscou obter o grau de correlação, expresso pelo coeficiente ρ de Pearson, entre o recurso investido em AE e o indicador Taxa de Sucesso na Graduação (TSG), entre os anos 2010 a 2022. Adotou-se uma concepção ampla e inovadora do que se entende como “recurso investido em assistência estudantil” ao considerar como tal todo o valor classificado no subelemento de despesa “Auxílio Financeiro ao Estudante”, independente da ação orçamentária em que tenha sido registrado, adicionado ao valor liquidado na ação orçamentária 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior), ambos extraídos do SIAFI (Sistema Federal de Administração Financeira). Esta concepção privilegia a contribuição de outras políticas e ações para os objetivos da AE, o que acaba por não se limitar apenas ao valor financeiro envolvido, pois contempla o aspecto da integração acadêmica e social do aluno à instituição, tão salientado pela literatura sobre a evasão. Ao equacionar as variáveis, o método proposto também inova ao agregá-las em períodos plurianuais, respeitando a forma de cálculo da TSG (que considera a duração plurianual dos cursos), assim como o fenômeno da retenção acadêmica. A associação entre as variáveis, no período 2010-2022, apresentou coeficiente ρ = 0,504 (com nível de significância de 0,01%, isto é, p < 0,001), enquanto o período 2011-2020 apresentou o maior valor encontrado (ρ = 0,539), resultados muito acima do encontrado em outros estudos similares. Com isso, pode-se afirmar que até 29% da TSG tem relação com o investimento em AE. Verificou-se, ainda, por meio de análises de variância (ANOVA a um fator), que os valores obtidos independem da localização geográfica e do tamanho das instituições, o que vem a reforçar a validade dos resultados e a corroborar a tese de que as universidades que têm maior investimento por aluno, em ações de AE, possuem melhores resultados de permanência, evasão e diplomação. Entende-se que os resultados que esta pesquisa logrou atingir devem-se ao acurado tratamento do dado financeiro, à utilização de uma base de dados mais ampla, assim como às demais inovações do método proposto. Espera-se que este estudo possa dar visibilidade à importância do investimento em AE, auxiliar a tomada de decisão quanto à alocação de recursos, privilegiando a AE, e contribuir para a discussão sobre o tema.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação Superiorpt_BR
dc.subject.ptbrAssistência Estudantilpt_BR
dc.subject.ptbrGestão Universitáriapt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subject.enHigher Educationpt_BR
dc.subject.enStudent Aidpt_BR
dc.subject.enUniversity Managementpt_BR
dc.subject.enEducational Evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0506346607081493pt_BR
local.date.available2025-08-26-
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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