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Tipo: TCC
Título: Confete e serpentina: narrativas de memória do bloco de carnaval “Butando Buneco” por meio da fotografia
Autor(es): Pereira, Giovanna Lara Rocha
Orientador: Cunha, Fernando Luis Maia da
Palavras-chave em português: Carnaval;Memória;Fotografia
Palavras-chave em inglês: Carnival;Memorie;Photography
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Data do documento: 2024
Citação: PEREIRA, Giovanna Lara Rocha: Confete e Serpentina: Narrativas de Memória do Bloco de Carnaval “Butando Buneco” por Meio da Fotografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desing-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho investiga a relação entre moda, memória e identidade coletiva no bloco carnavalesco Butando Buneco, explorando como a construção visual e estética do grupo se articula com processos de pertencimento e expressão cultural. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando métodos bibliográficos, documentais e etnográficos e iconográficos. A pesquisa bibliográfica fundamenta conceitos essenciais, como moda enquanto prática sociocultural, desenvolvimento cultural e identitário, memória coletiva e rituais festivos populares. A pesquisa documental se concentra na catalogação e análise de registros visuais, incluindo fotografias e materiais audiovisuais do bloco ao longo dos anos, a fim de identificar padrões estéticos e simbólicos. As entrevistas foram realizadas com membros do bloco para compreender as motivações, narrativas e significados atribuídos às vestimentas e símbolos utilizados, o que permite um aprofundamento na relação entre identidade visual, performances e memória afetiva dos participantes. Os resultados indicam que a estética do Bloco Butando Buneco funciona não apenas como um elemento lúdico e festivo, mas também como um dispositivo de afirmação cultural, reforçando a identidade coletiva do grupo. Dessa forma, o estudo contribui para a compreensão da moda como um meio de construção de pertencimento e resgate de memórias dentro de manifestações culturais populares, utilizando a fotografia como manutenção das lembranças, funcionando como âncoras de memória.
Abstract: This work investigates the relationship between fashion, memory and collective identity in the carnival block Butando Buneco, exploring how the group's visual and aesthetic construction is linked to processes of belonging and cultural expression. To this end, the research adopts a qualitative approach, using bibliographic, documentary, ethnographic and iconographic methods. The bibliographical research underpins essential concepts, such as fashion as a socio-cultural practice, cultural and identity development, collective memory and popular festive rituals. The documentary research focuses on cataloging and analyzing visual records, including photographs and audiovisual materials of the block over the years, in order to identify aesthetic and symbolic patterns. Interviews were carried out with members of the block in order to understand the motivations, narratives and meanings attributed to the clothing and symbols used, which allows us to delve deeper into the relationship between visual identity, performances and the affective memory of the participants. The results indicate that the aesthetics of Bloco Butando Buneco function not only as a playful and festive element, but also as a device for cultural affirmation, reinforcing the group's collective identity. In this way, the study contributes to an understanding of fashion as a means of constructing belonging and recovering memories within popular cultural manifestations, using photography to maintain memories.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82233
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1458891498025008
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7678365011386951
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DESIGN MODA - Monografias

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