Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82172
Tipo: Dissertação
Título: Metodologia ativa: jogo de tabuleiro como uma proposta didática como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de ciências
Autor(es): Santos, Adriana de Moura
Orientador: Cerqueira, Gilberto Santos
Coorientador: Silva, Wanderson Diogo Andrade da
Palavras-chave em português: Jogo de tabuleiro;Ensino de Ciências;Métodos contraceptivos;ISTs
Palavras-chave em inglês: Board game;Science teaching;Contraceptive methods;STIs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2024
Citação: SANTOS, Adriana de Moura. Metodologia ativa: jogo de tabuleiro como uma proposta didática como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de ciências. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O jogo didático desempenha um papel crucial na promoção do ensino e aprendizagem, facilitando a compreensão do conteúdo, estimulando o trabalho em grupo e abordando temas como a Sexualidade, considerado tabu para alunos e professores. Portanto, baseado nessas premissas, elencou-se como objetivo geral deste trabalho analisar as potenciais vantagens da Metodologia Ativa com o uso de um jogo de tabuleiro, no processo de aprendizagem de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no engajamento dos alunos nas aulas de Ciências dos 8º anos do Ensino Fundamental em uma Escola de Tempo Integral na cidade de Barbalha (Ce). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo desenvolvimento e quase experimental, descritiva-exploratória, com abordagem quanti-qualitativa e de natureza aplicada. Primeiro, o jogo foi concebido, depois foi validado por juízes especialistas, por meio de um questionário online e do cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), após isso, ele foi aplicado com os estudantes de uma das duas turmas de 8º ano. Na outra turma, verificou-se aprendizagem e engajamento dos alunos com a metodologia tradicional. As duas turmas realizaram um pré-teste e um pós-teste, porém o questionário avaliativo da aula foi respondido apenas pela turma em que o jogo foi utilizado. Na análise dos dados quantitativos obtidos pelos pré-teste e pós-teste, usou-se o método estatístico inferencial por meio do programa Graphpad Prism versão 8.0, com o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste de Wilcoxon, considerando o nível de significância de p<0,05. Os resultados qualitativos foram obtidos a partir da análise de conteúdo em Bardin. Verificou-se com a aplicação dos pré-testes e pós-testes nas turmas com ensino tradicional e com jogo de tabuleiro, que houve um resultado estatisticamente significativo na comparação do número de acertos entre a turma com jogo de tabuleiro e a turma do ensino tradicional, e com a análise dos dados qualitativos, concluindo, portanto, que as aulas com o jogo de tabuleiro favorecem o engajamento dos alunos de forma lúdica e atrativa, auxiliando na compreensão dos conceitos, confirmando a hipótese alternativa da pesquisa. Dessa forma, pode-se afirmar que a construção, validação e aplicação do jogo de tabuleiro a partir de metodologia ativa foi de grande importância e eficácia no processo de aprendizagem dos alunos, haja vista que foram alteraram de forma positiva o seu comportamento em sala de aula, tornando-se mais atentos, sociáveis e motivados a estudar enquanto se divertem.
Abstract: The didactic game plays a crucial role in promoting teaching and learning, facilitating understanding of the content, encouraging group work and addressing topics such as Sexuality, considered taboo for students and teachers. Therefore, based on these premises, the general objective of this work was to analyze the potential advantages of the Active Methodology with the use of a board game, in the process of learning contraceptive methods and Sexually Transmitted Infections (STIs), in the engagement of students in Science classes for the 8th year of Elementary School at a Full-Time School in the city of Barbalha (Ce). Methodologically, the research is development and quasi-experimental, descriptive-exploratory, with a quantitative-qualitative approach and applied in nature. First, the game was designed, then it was validated by expert judges, through an online questionnaire and the calculation of the Content Validity Index (CVI), after which it was applied to students from one of the two 8th grade classes. . In the other class, students' learning and engagement with the traditional methodology was verified. The two classes carried out a pre-test and a post-test, but the class evaluation questionnaire was answered only by the class in which the game was used. In the analysis of quantitative data obtained by the pre-test and post-test, the inferential statistical method was used using the Graphpad Prism version 8.0 program, with the Shapiro-Wilk normality test and the Wilcoxon test, considering the level of significance of p<0.05. Qualitative results were obtained from content analysis in Bardin. It was verified with the application of pre-tests and post-tests in the classes with traditional teaching and with board games, that there was a statistically significant result in the comparison of the number of correct answers between the class with board games and the traditional teaching class. , and with the analysis of qualitative data, concluding, therefore, that classes with board games favor student engagement in a playful and attractive way, helping to understand the concepts, confirming the alternative research hypothesis. Thus, it can be stated that the construction, validation and application of the board game based on an active methodology was of great importance and effectiveness in the students' learning process, given that they positively changed their behavior in the classroom. class, becoming more attentive, sociable and motivated to study while having fun.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82172
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5537578606273691
ORCID do Orientador: https://orcid.org.br/0000-0001-6717-3772
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6780676773042373
ORCID do Coorientador: https://orcid.org.br/0000-0002-9583-0845
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/9517476282566295
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_amsantos.pdf20,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.