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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82086| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Espécimes cadavéricos e modelos sintéticos no desempenho acadêmico em anatomia humana: uma revisão sistemática e metanálise |
| Título en inglés: | Cadaveric specimens versus synthetic models for learning gross human anatomy: a systematic review and meta-analysis |
| Autor : | Lima, Arthur Castro de |
| Tutor: | Viana, Ricardo Borges |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Anatomia;Universidades;Cadáver;Estudantes |
| Palabras clave en inglés: | Anatomy;Universities;Cadaver;Students |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | LIMA, Arthur Castro de. Espécimes cadavéricos e modelos sintéticos no desempenho acadêmico em anatomia humana: uma revisão sistemática e metanálise. 2025. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 82086. Acesso em: 19 ago. 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | A anatomia humana macroscópica pode ser lecionada, dentre os seus modelos de ensino, por meio de espécimes cadavéricos e modelos sintéticos. No entanto, existem evidências controversas na literatura no que se refere à eficácia desses sobre o desempenho acadêmico de estudantes de graduação. Portanto, o presente estudo comparou o desempenho acadêmico em anatomia humana entre estudantes de graduação em ciências da saúde que cursaram a disciplina com espécimes cadavéricos versus aqueles que cursaram a disciplina com modelos anatômicos sintéticos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática e metanálise composta por artigos científicos oriundos de buscas em seis bases de dados eletrônicas, ocorridas em 24 de agosto de 2023, sem restrição do período, e atualizadas em 5 de julho de 2025. Foram incluídos ensaios controlados e randomizados que compararam o desempenho acadêmico entre estudantes de graduação em ciências da saúde que tiveram aulas de anatomia humana com espécimes cadavéricos e modelos sintéticos. O risco de viés individual dos estudos foi avaliado pela versão 2 da ferramenta da Cochrane para avaliação do risco de viés em estudos randomizados (RoB 2). O nível de evidência foi avaliado pelo Grading of Recommendations, Assessment, Development, and Evaluation (GRADE). A medida geral do tamanho de efeito foi calculada usando uma estimativa de modelos de efeito aleatório e relatada como diferença média padronizada (DMP) e intervalo de confiança de 95% (IC95%). Ao todo, sete estudos randomizados envolvendo 536 estudantes de graduação em medicina foram incluídos na metanálise. Observou-se uma diferença estatística significante e de tamanho moderado no desempenho acadêmico entre os grupos (DMP: 0,57 [IC95%: 0,10 a 1,05]; p = 0,018), a favor das intervenções com modelos sintéticos, com heterogeneidade substancial/considerável (I² = 85,5%), baixo risco de viés em todos os estudos incluídos, baixo nível de evidência e baixo poder estatístico (0,37) para identificar o menor tamanho de efeito importante (0,20). Em conclusão, as aulas ministradas com modelos sintéticos foram associadas a um efeito moderado no desempenho acadêmico em anatomia humana quando comparadas com aulas baseadas em espécimes cadavéricos. No entanto, devido ao baixo nível das evidências, são necessários novos estudos randomizados com amostras maiores e com o uso de modelos de ensino semelhantes para obtenção de conclusões mais precisas. Além disso, os achados provenientes deste estudo podem, ainda, justificar a manutenção do ensino da anatomia humana macroscópica por meio de modelos sintéticos em universidades que, por qualquer motivo, ainda não possuem acesso a cadáveres para fins didáticos. |
| Abstract: | The gross human anatomy can be taught through various teaching models, including cadaveric specimens and synthetic models. However, the literature presents controversial evidence regarding their efficacy on undergraduate students’ academic performance. Therefore, the present study compared academic performance in gross human anatomy between undergraduate health science students who took the course using cadaveric specimens and those who took the course using synthetic anatomical models. To this end, a systematic review and meta-analysis were conducted, comprising scientific articles retrieved from six electronic databases. Searches were initially performed on August 24, 2023, without time restrictions, and subsequently updated on July 5, 2025. Randomized controlled trials comparing the academic performance of undergraduate health science students who attended human anatomy classes with cadaveric specimens versus synthetic models were included. The individual risk of bias of the studies was assessed using version 2 of the Cochrane Risk of Bias tool for randomized studies (RoB 2). The level of evidence was evaluated according to the Grading of Recommendations, Assessment, Development, and Evaluation (GRADE) framework. The overall effect size was calculated using a random-effects model estimate and reported as standardized mean difference (SMD) with a 95% confidence interval (95% CI). Seven randomized studies involving 536 undergraduate medical students were included in the meta-analysis. A statistically significant and moderate difference in academic performance was observed between the groups (SMD: 0.57 [95% CI: 0.10 to 1.05]; p = 0.018), favoring interventions with synthetic models, with substantial/considerable heterogeneity (I² = 85.5%), low risk of bias across all included studies, low level of evidence, and low statistical power (0.37) to detect the smallest important effect size (0.20). In conclusion, classes taught with synthetic models were associated with a moderate effect on academic performance in gross human anatomy when compared to classes based on cadaveric specimens. However, due to the low level of evidence, further randomized studies with larger samples and similar teaching models are required to draw more precise conclusions. Furthermore, the findings from this study can at least justify the maintenance of teaching gross human anatomy through synthetic models in universities that, for any reason, still do not have access to cadavers for educational purposes. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82086 |
| ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0003-1826-2247 |
| Lattes del autor: | https://lattes.cnpq.br/0328340759472219 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-9200-3185 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5907695308629566 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | DMO - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| 2025_dis_aclima.pdf | 9,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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