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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCosta, Maria Clélia Lustosa-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Wesley Freire da-
dc.date.accessioned2025-08-12T18:51:22Z-
dc.date.available2025-08-12T18:51:22Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Wesley Freire da. Os telhados metálicos de Fortaleza: centros de distribuição e outras infraestruturas logísticas. 2025. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81958-
dc.description.abstractFortaleza currently stands as one of Brazil's most important cities, boasting the highest GDP in the Northeast region. Large urban centers are chaotic, full of movement and flows—of people, information, and goods. The latter not only need to circulate but must do so quickly, cost-effectively, and efficiently. As a result, major companies are always seeking the best locations to establish their distribution centers (DCs). The objective of this study is to analyze the effects of e-commerce, particularly the spatial distribution of distribution centers, and secondarily, other logistical infrastructures resulting from it in the Fortaleza Metropolitan Region (RMF), given the increase in online sales compared to pre-COVID-19 pandemic years. These structures — along with transportation networks, roadways, and planning strategies for goods circulation — materialize in space and must therefore be understood to improve the system and implement measures aimed at reducing the impacts caused by this activity. To achieve this, the methodology employed included bibliographic and documentary analysis, the use of GIS (Geographic Information Systems), maritime tracking software, field visits, and data processing and cross-referencing. The results showed that, much like in Berlin, Fortaleza’s DCs are located in peripheral areas of the city or neighboring municipalities, specifically near roadways that encircle the most densely populated urban cores—in this case, the aforementioned capital cities. Logistic sprawl, one of the key geographical factors behind this spatial organization and companies' choice of such locations, represents a paradigm shift where transport companies and warehouses have moved away from central urban areas or production sites (particularly those related to agriculture) toward zones of higher demographic density, while remaining confined to their outskirts. In Fortaleza, this phenomenon is observed near the BR-116 highway and its surrounding areas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs telhados metálicos de Fortaleza: centros de distribuição e outras infraestruturas logísticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrFortaleza consolida-se atualmente como uma das cidades mais importantes do Brasil, possuindo o maior PIB da região Nordeste. Os grandes centros urbanos são caóticos, cheios de movimento e fluxos, tanto de pessoas como de informações e mercadorias. Estas últimas não precisam apenas circular, mas fazer isso de maneira rápida, econômica e eficiente. Assim, as grandes empresas buscam sempre as melhores localizações para instalarem seus centros de distribuição. O objetivo deste trablaho visa analisar os efeitos do comércio eletrônico, principalmente a espacialização dos centros de distribuição, e, em segundo plano, outras infraestruturas logísticas como resultado deste na RMF, uma vez que se teve um aumento nas vendas online em comparação com anos anteriores à pandemia de covid-19.. Essas estruturas, assim como os transportes, as vias, e o planejamento empregados na circulação de mercadorias materializam-se no espaço, e por tanto devem ser compreendidos para que se possa aperfeiçoar este sistema, tal como buscar medidas que visem uma diminuição dos impactos causados por esta atividade. Para isso, a metodologia usada foi composta por análises bibliográfica e documental, uso de SIGs, softwares de rastreamento marítimo, visitas de campo e análise, tratamento e cruzamento de dados. Nos resultados, observou-se que Fortaleza, assim como Berlin, os CDs estão localizados nas áreas periféricas da cidade ou em municípios vizinhos, e situam-se mais especificamente próximos às vias que circundam todo o perímetro do núcleo de maior adensamento populacional, nestes casos, as capitais referidas. O espraiamento logístico (logistic sprawl), um dos fatores geográficos responsáveis por esta organização espacial e pela escolha das empresas por tais localizações, traduz-se em uma mudança de paradigma, onde as empresas de transporte e os armazéns deixaram as áreas centrais das cidades ou o lócus da produção de mercadorias (principalmente as referentes ao campo) e foram em direção às áreas de maior densidade demográfica, limitando-se aos limites destas. Em Fortaleza este fenômeno é observado nas proximidades da rodovia BR-116 e nos arredores.pt_BR
dc.subject.ptbrComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.ptbrLogísticapt_BR
dc.subject.ptbrRede urbanapt_BR
dc.subject.ptbrCovid-19;pt_BR
dc.subject.ptbrFortalezapt_BR
dc.subject.ptbrEspraiamento logísticopt_BR
dc.subject.enElectronic commercept_BR
dc.subject.enLogisticspt_BR
dc.subject.enUrban networkpt_BR
dc.subject.enCovid-19pt_BR
dc.subject.enFortalezapt_BR
dc.subject.enLogistic sprawlpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0640046768489932pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0983212337114563pt_BR
local.date.available2025-08-12-
Aparece en las colecciones: GEOGRAFIA-BACHARELADO - Monografias

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