Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81944
Tipo: Tese
Título : Sistema Municipal de Educação de Fortaleza: um estudo sobre os efeitos das avaliações diagnósticas da rede pública nas práticas pedagógicas e de liderança nas escolas e seus reflexos nos resultados dos estudantes
Autor : Leite, Adriana Antero
Tutor: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palabras clave en portugués brasileño: Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR);Práticas pedagógicas;Liderança escolar;Resultados dos alunos
Palabras clave en inglés: Diagnostic Network Assessments (ADR);Pedagogical practices;School leadership;Student performance
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2025
Citación : LEITE, Adriana Antero. Sistema Municipal de Educação de Fortaleza: um estudo sobre os efeitos das avaliações diagnósticas da rede pública nas práticas pedagógicas e de liderança nas escolas e seus reflexos nos resultados dos estudantes. 2025. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: A partir dos anos de 1990, a avaliação externa ocupa o centro das discussões realizadas nos encontros pedagógicos e torna-se objeto de investigação em muitos estudos, impulsionando vários estados e municípios a colocarem em prática programas de avaliação educacional, o que permitiu o acompanhamento in loco de suas escolas. O Estado do Ceará, em 1992, foi um dos primeiros estados a constituir o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará – SPAECE, com orientação metodológica alinhada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), tendo passado por grandes transformações até os dias de hoje. Com a finalidade de preparar seus estudantes para esse certame, a Secretaria Municipal de Fortaleza- SME criou o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental – SAEF, com aplicações de avaliações diagnósticas periódicas para o acompanhamento do desempenho escolar. Neste sentido, o objetivo central desta tese é analisar o uso dos resultados das Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR), seus efeitos nas práticas dos docentes de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do ensino fundamental, na liderança das escolas e seus reflexos nos resultados escolares no Estado do Ceará. Este estudo é relevante por proporcionar uma compreensão detalhada dos impactos das Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR) nas práticas pedagógicas e na liderança escolar. Metodologicamente, oferece um modelo de pesquisa replicável em outros contextos educacionais, valorizando a abordagem mista e a inclusão de diversas fontes de dados qualitativos e quantitativos. A análise de dados escolares, entrevistas e questionários evidenciou que as Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR) impactam o desempenho e orientam políticas educacionais adaptadas às realidades locais. Os resultados identificaram áreas de melhoria e subsidiaram intervenções pedagógicas e mudanças curriculares, essenciais para reverter a queda nas taxas de aprovação após a pandemia. Este estudo mostra como as Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR) impactam as práticas pedagógicas e a liderança escolar, fornecendo dados para intervenções eficazes e melhoria educacional. Também sugere um modelo de gestão baseado em evidências, promovendo colaboração entre equipe gestora e professores para aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem.
Abstract: Since the 1990s, external assessment has been a central topic of discussion at pedagogical meetings and has become the subject of research in many studies, prompting several states and municipalities to implement educational assessment programs, enabling on-site monitoring of their schools. In 1992, the state of Ceará was one of the first states to establish the Permanent Basic Education Assessment System (SPAECE), with methodological guidelines aligned with the Basic Education Assessment System (SAEB), which has undergone significant transformations to date. To prepare its students for this process, the Fortaleza Municipal Secretariat (SME) created the Elementary Education Assessment System (SAEF), which uses periodic diagnostic assessments to monitor school performance. Therefore, the central objective of this thesis is to analyze the use of the results of Network Diagnostic Assessments (NDA), their effects on the practices of Portuguese Language and Mathematics teachers in the final years of elementary school, on school leadership, and their impact on academic outcomes in the state of Ceará. This study is relevant because it provides a detailed understanding of the impacts of Network Diagnostic Assessments (NDA) on pedagogical practices and school leadership. Methodologically, it offers a research model replicable in other educational contexts, valuing a mixed-method approach and the inclusion of diverse qualitative and quantitative data sources. School performance data were analyzed, and interviews with administrators and questionnaires with teachers were conducted, allowing for a comprehensive understanding of the impacts of Network Diagnostic Assessments (NDA). The research reveals variations in performance and effective interventions, guiding educational policies adapted to local realities and contributing significantly to the debate on the effectiveness of NDA by identifying areas for improvement that allow for adjusting pedagogical practices. Indeed, teachers planned specific interventions, and principals used data to make curricular changes, which led to the improvement in pass rates that declined after the pandemic, hence the need for ongoing pedagogical interventions. This study shows how Network Diagnostic Assessments (NDA) impact pedagogical practices and school leadership, providing data for effective interventions and educational improvement. It also suggests an evidence-based management model, promoting collaboration between management teams and teachers to improve teaching and learning.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81944
Lattes del autor:  http://lattes.cnpq.br/7301187334012420
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5925252647916359
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tese_aaleite.pdf4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.