Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81904
Tipo: Livro
Título: Artifícios retóricos no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende: os adornos de estilo nas palavras e nas frases: tropos e figuras
Autor(es): Fernandes, Geraldo Augusto
Palavras-chave em português: Cancioneiro_Geral_de_Garcia_de_Resende;Retórica_quinhentista;Tropos_e_figuras
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Data do documento: 2025
Instituição/Editor/Publicador: Imprensa Universitária
Citação: FERNANDES, Geraldo Augusto. Artifícios retóricos no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende: os adornos de estilo nas palavras e nas frases: tropos e figuras. Ebook. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81904. Acesso em:
Resumo: A poesia quinhentista apropriou-se dos artifícios retóricos da Antiguidade Clássica, e, mesclando técnicas próprias dela – tais como a rima, o metro e o ritmo –, os poetas sempre fizeram uso das figuras e dos tropos para dar às suas composições a graça e a elegância estudadas pelo retor romano Quintiliano. O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (1516) é publicado durante o Humanismo europeu, que se estendeu ao Portugal das grandes Descobertas. As cortes portuguesas dos séculos XV e XVI procuram a erudição e a cultura descendentes das antiguidades greco-romanas, instigadas pelos estudos humanísticos que se desenvolviam no continente. É neste periodo que a Retórica se une à poesia, desenvolvendo aquilo que é próprio da Oratória e da Poesia – os recursos que favorecem a elocutio e a dictio, que embelezam a poesia.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81904
ISBN: 978-85-7485-585-1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:IU - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_liv_gafernandes.PDF3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.