Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81904| Type: | Livro |
| Title: | Artifícios retóricos no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende: os adornos de estilo nas palavras e nas frases: tropos e figuras |
| Authors: | Fernandes, Geraldo Augusto |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Cancioneiro_Geral_de_Garcia_de_Resende;Retórica_quinhentista;Tropos_e_figuras |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher: | Imprensa Universitária |
| Citation: | FERNANDES, Geraldo Augusto. Artifícios retóricos no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende: os adornos de estilo nas palavras e nas frases: tropos e figuras. Ebook. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81904. Acesso em: |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | A poesia quinhentista apropriou-se dos artifícios retóricos da Antiguidade Clássica, e, mesclando técnicas próprias dela – tais como a rima, o metro e o ritmo –, os poetas sempre fizeram uso das figuras e dos tropos para dar às suas composições a graça e a elegância estudadas pelo retor romano Quintiliano. O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (1516) é publicado durante o Humanismo europeu, que se estendeu ao Portugal das grandes Descobertas. As cortes portuguesas dos séculos XV e XVI procuram a erudição e a cultura descendentes das antiguidades greco-romanas, instigadas pelos estudos humanísticos que se desenvolviam no continente. É neste periodo que a Retórica se une à poesia, desenvolvendo aquilo que é próprio da Oratória e da Poesia – os recursos que favorecem a elocutio e a dictio, que embelezam a poesia. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81904 |
| ISBN: | 978-85-7485-585-1 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | IU - Livros |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_liv_gafernandes.PDF | 3,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.