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Tipo: TCC
Título: Usabilidade de solução de realidade virtual para prevenção de queda em pessoas idosas
Autor(es): Bandeira, Anna Isabelly Lima
Orientador: Coutinho, Janaína Fonseca Victor
Palavras-chave em português: Educação em Saúde;Idoso;Realidade Virtual
Palavras-chave em inglês: Health Education;Elderly;Virtual Reality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2025
Citação: BANDEIRA, Anna Isabelly Lima. Usabilidade de solução de realidade virtual para prevenção de queda em pessoas idosas. 2025. 38 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 81841. Acesso em: 06 ago. 2025.
Resumo: A queda é um dos principais eventos adversos que comprometem a saúde, a independência e qualidade de vida da pessoa idosa. Dentre as estratégias de prevenção, a Educação em Saúde desempenha papel fundamental, podendo ser potencializada por tecnologias inovadoras, como a Realidade Virtual (RV). Este estudo teve como objetivo analisar a usabilidade de um jogo educativo em RV desenvolvido para prevenção de quedas em pessoas idosas Trata -se de um estudo transversal realizado com idosos participantes de um projeto de extensão universitário. O jogo foi desenvolvido com base em estudos da literatura, materiais do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento, Educação e Saúde Interprofissional (GEPEESI) e relatos dos próprios idosos. Ele apresenta quatro cenários virtuais: dois com objetos de risco e dois com estratégias de prevenção de quedas, nos ambientes do quarto e do banheiro. O jogador tem até dois minutos para identificar os objetos presentes em cada cenário. A imersão em RV foi realizada com o uso de óculos específicos e o idoso foi posicionado em uma cadeira giratória de 360° para garantir segurança e conforto, evitando deslocamento físico e possíveis efeitos adversos como o cyber enjoo. A usabilidade foi avaliada da adaptação do questionário intitulado Model for the Evaluation of Educational Games ( MEEGA+), com cálculo do Índice de Concordância (IC). Os resultados demonstraram alta aceitação da solução . O IC geral de usabilidade foi de 91,42%, com destaque para itens como facilidade de aprendizado (100%) e clareza nas regras (100%). Não houve relato de efeitos colaterais, mesmo entre participantes com histórico d e labirintite ou enxaqueca. Portanto, o uso da realidade virtual mostrou -se uma abordagem viável, para a promoção da educação em saúde com foco na prevenção de quedas em pessoas idosas.
Abstract: Falls are one of the main adverse events that compromise the health, independence and quality of life of elderly people. Among the prevention strategies, Health Education plays a fundamental role, and can be enhanced by innovative technologies, such as Vi rtual Reality (VR). This study aimed to analyze the usability of an educational VR game developed to prevent falls in elderly people. This is a cross -sectional study conducted with elderly people participating in a university extension project. The game wa s developed based on literature studies, materials from the Study and Research Group on Aging, Education and Inter professional Health (GEPEESI) and reports from the elderly themselves. It presents four virtual scenarios: two with risk objects and two with fall prevention strategies, in the bedroom and bathroom environments. The player has up to two minutes to identify the objects present in each scenario. VR immersion was performed using specific glasses and the elderly person was positioned in a 360° rotat ing chair to ensure safety and comfort, avoiding physical movement and possible adverse effects such as cybersickn ess. Usability was assessed using the adaptation of the questionnaire entitled Model for the Evaluation of Educational Games (MEEGA+), with ca lculation of the Agreement Index (CI). The results demonstrated high acceptance of the solution. The overall usability CI was 91.42%, with emphasis on items such as ease of learning (100%) and clarity of rules (100%). There were no reports of side effects, even among participants with a history of labyrinthitis or migraine. Therefore, the use of virtual reality proved to be a viable approach for promoting health education with a focus on preventing falls in the elderly.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81841
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3916471217270402
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3930054312289342
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM - Monografias

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