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Type: Tese
Title: Validação de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de histologia humana
Title in English: Validation of digital technologies for teaching and learning human histology
Authors: Benedito, Francisco Cezanildo Silva
Advisor: Girão-Carmona, Virgínia Cláudia Carneiro
Co-advisor: Leite, Ana Caroline Rocha de Melo
Keywords in Brazilian Portuguese : Tecnologia digital;Histologia;Estudantes;Estudos de validação
Keywords in English : Digital technology;Histology;Students;Validation Study
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA
Issue Date: 2024
Citation: BENEDITO, Francisco Cezanildo Silva. Validação de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de histologia humana. Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/75900. Acesso em: 04 ago. 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: A popularização do uso das tecnologias digitais na educação tem estimulado a produção dessas ferramentas para apoiar e aprimorar o ensino de histologia, possibilitando maior tempo de contato dos estudantes com o conteúdo teórico-prático. Nesse contexto, os estudos de validação de tecnologias digitais são essenciais para certificar a eficácia e precisão das informações contidas nos materiais produzidos. Assim, essa pesquisa objetivou apresentar o processo de validação de tecnologias digitais para o ensino de histologia. Tratou-se de estudo metodológico envolvendo um atlas de microscopia virtual e um e-book de histologia, além de uma pesquisa qualitativa com monitores acerca da utilização do e-book, realizados no período de junho de 2021 a abril de 2022, outubro de 2021 a setembro de 2022 e setembro de 2022 e janeiro de 2023, respectivamente. O atlas envolveu a participação de juízes especialistas nas áreas de ciências morfofuncionais (n = 11) e tecnologias de informação (n = 11), os quais avaliaram o seu conteúdo e sua técnica, nessa devida ordem. Foram utilizados critérios adaptados de Fehring para a seleção dos juízes e um questionário detalhado no processo de validação proposto. Quanto ao e-book, os juízes (n = 7) atuaram na avaliação do conteúdo. Após a seleção inicial dos juízes via Plataforma Lattes, esses receberam, por e-mail, link de um formulário (contendo o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE e perguntas relacionadas à caracterização dos especialistas e avaliação dos recursos digitais) e de acesso ao atlas ou e-book. Os dados coletados foram organizados utilizando-se o Microsoft Excel for Windows. Na validação dos dados, aplicou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), o qual foi calculado de duas formas: o Índice de validade de conteúdo em nível de item (I-IVC), que avalia a proporção de concordância dos especialistas em relação a cada item, e o Índice de Validade de Conteúdo em Nível de Escala (S-IVC), o qual corresponde a média dos I-CVI calculados para todos os itens. No tocante ao estudo com monitores, após consentimento e abordagem do e-book nas monitorias, conduziu-se uma entrevista. Os dados foram avaliados pela análise de conteúdo. Na avaliação por juízes especialistas em ciências morfofuncionais, quase todos julgaram a proposta do atlas como adequada e todos consideraram que este pode auxiliar de maneira eficaz e não exaustiva o estudo de histologia. O IVC médio registrado foi de 0,85. Sobre a avaliação pelos juízes especialistas da área de tecnologia da informação e comunicação, um percentual elevado afirmou que o atlas é de fácil acesso e todos o consideraram compreensível. Sobre o IVC médio, esse foi de 0,91. Relativo ao e-book, 85,7% dos juízes concordaram que este recurso atende às expectativas dos usuários em relação ao aprendizado do conteúdo. Além disso, todos concordaram que o e-book facilita a compreensão dos conteúdos de histologia e pode circular na comunidade científica na área das ciências morfofuncionais. Sobre I-IVC, apenas 2 dos 33 itens não atingiram valores aceitáveis para a medida/modelo adotado. Para o estudo qualitativo, de acordo com os monitores, o e-book promoveu um melhor rendimento/aproveitamento do tempo, além de ter contribuído com o esclarecimento de dúvidas e fixação/testagem dos conhecimentos por meio do acesso aos links e quizes. Ainda, a importância e qualidade das imagens foram frequentemente relatadas pelos monitores, assim como a densidade e especificidade dos assuntos apresentados no material. Conclui-se que a validação de recursos didáticos, como o atlas virtual e e-books, para o ensino de histologia, demonstraram ser ferramentas atrativas e acessíveis, com potencial de facilitar o estudo sem ser cansativo.
Abstract: The widespread adoption of digital technologies in education has stimulated the production of tools to support and enhance histology teaching, enabling students to engage more with theoretical and practical content. In this context, digital technology validation studies are essential for certifying the effectiveness and accuracy of information contained in produced materials. This research aimed to present the validation process of digital technologies for histology education. This methodological study involved a virtual microscopy atlas and a histology e-book, along with qualitative research with monitors on e-book usage, conducted from June 2021 to April 2022, October 2021 to September 2022, and September 2022 to January 2023. Eleven experts in morphofunctional sciences and eleven in information technology evaluated the atlas' content and technique. Adapted Fehring criteria selected judges, and a detailed questionnaire facilitated validation. For the e-book, seven judges evaluated content. Initially selected judges received via email a link to a form (including the Informed Consent Term and questions about expert characterization and digital resource evaluation) and access to the atlas or e-book. Data were organized using Microsoft Excel. In data validation, the Content Validity Index (CVI) was applied, calculated in two ways: Item-Level Content Validity Index (I-CVI), assessing expert concordance proportion per item and Scale-Level Content Validity Index (S-CVI), representing the mean of I-CVI calculations for all items. Regarding the monitor study, post-consent interviews were conducted after introducing the e-book in monitoring sessions. Data were evaluated through content analysis. In the evaluation by specialists in morphofunctional sciences, nearly all deemed the atlas proposal suitable, and all considered it effectively supported histology study without exhaustion. The average Content Validity Index (CVI) recorded was 0.85. Regarding evaluation by information technology experts, a high percentage stated the atlas was easily accessible, and all considered it comprehensible. The average CVI was 0.91. Concerning the e-book, 85.7% of judges agreed it met user expectations regarding content learning. Additionally, all concurred the e-book facilitated histology content understanding and was suitable for circulation within the scientific community in morphofunctional sciences. Only two of the 33 items failed to achieve acceptable values for the adopted Item-Level Content Validity Index (I-CVI) measure/model. In the qualitative study, monitors reported the e-book promoted improved time management, clarified doubts, and reinforced knowledge through links and quizzes. Monitors frequently highlighted image importance and quality, as well as topic density and specificity. It is concluded that validating educational resources, such as virtual atlases and e-books, for histology teaching demonstrates their attractiveness, accessibility, and potential for facilitating engaging study.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81809
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7551-5370
Author's Lattes: https://lattes.cnpq.br/8517291435278022
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0676-8585
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5491102217675347
Co-advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9007-7970
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1433681003429411
Access Rights: Acesso Embargado
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