Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81801| Type: | TCC |
| Title: | A expressão da sexualidade e desejo feminino na pornochanchada |
| Authors: | Soares, Liana Maria Almeida |
| Advisor: | Dumaresq, Daniela Duarte |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Pornochanchada;Sexualidade feminina;Censura |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | SOARES, Liana Maria Almeida. A expressão da sexualidade e desejo feminino na pornochanchada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa investiga a expressão da sexualidade e do desejo feminino em alguns filmes da pornochanchada, popular gênero cinematográfico brasileiro das décadas de 1970 e 1980, com o objetivo de analisar as protagonistas dos filmes “A Mulher que Inventou o Amor” (1980), “Os Homens que eu Tive” (1973) e “As Aventuras Amorosas de um Padeiro” (1975), com propósito de se contrapor às análises clássicas das comédias eróticas, deslocando a centralidade da lógica voyeurista masculina. A análise também busca compreender as contradições da censura que interditava filmes com viés político divergente ou que subvertessem o status quo, ao mesmo tempo que permitia a ampla circulação de filmes de forte apelo erótico. Os resultados indicam que, embora as pornochanchadas tenham reforçado uma visão objetificada das mulheres na maioria de sua produção, também é possível pinçar lampejos de representações progressistas, se opondo às convenções patriarcais da época. Conclui-se que, mesmo com suas limitações, advindas do contexto sociopolítico no qual estão inseridas, algumas pornochanchadas tensionaram a instituição do casamento e debatem a emancipação feminina e o ideal romântico. E por esses motivos deve ser revisitada com um olhar crítico, ciente de suas ambiguidades e do seu papel no reforço do imaginário sobre sexualidade feminina no cinema brasileiro. |
| Abstract: | This research investigates the expression of female sexuality and desire in select films from pornochanchada, a popular Brazilian film genre of the 1970s and 1980s. The study aims to provide a critical reassessment of the genre by analyzing the protagonists of A Mulher que Inventou o Amor (1980), Os Homens que eu Tive (1973), and As Aventuras Amorosas de um Padeiro (1975). It seeks to challenge traditional analyses of erotic comedies by shifting the focus away from the dominant male voyeuristic logic. Additionally, the research explores the contradictions of censorship, which banned politically divergent films or those that subverted the status quo while simultaneously allowing the widespread circulation of films with strong erotic appeal. The results indicate that, although pornochanchadas largely reinforced an objectified view of women, certain films exhibited glimpses of progressive representations that challenged the patriarchal conventions of the time. The study concludes that, despite the genre’s limitations within its sociopolitical context, some pornochanchadas questioned the institution of marriage, female emancipation, and the romantic ideal. For these reasons, the genre should be revisited with a critical perspective, acknowledging its ambiguities and its role in shaping the imaginary of female sexuality in Brazilian cinema. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81801 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2835073791860094 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7234871226390169 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_lmasoares.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.