Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81787| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Letramento digital em Inteligência Artificial: conhecimentos e percepções de Pós-Graduandos em Educação sobre IA na pesquisa científica acadêmica |
| Autor : | Barroso, Maria Daliane Ferreira |
| Tutor: | Joye, Cassandra Ribeiro |
| Palabras clave en portugués brasileño: | IA Generativa;Letramento digital em IA;Ética na IA;Recursos digitais de IA;Autonomia intelectual |
| Palabras clave en inglés: | Generative AI;Digital literacy in AI;Ethics in AI;Digital AI resources;Intellectual autonomy |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | BARROSO, Maria Daliane Ferreira. Letramento digital em Inteligência Artificial: conhecimentos e percepções de Pós-Graduandos em Educação sobre IA na pesquisa científica acadêmica. 2025. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa analisou a interseção entre Inteligência Artificial (IA), Educação e Pesquisa Científica Acadêmica, sob viés crítico e ético, identificando o perfil de Letramento Digital em IA (LDIA) de pós-graduandos em Educação no contexto da UFC. Adotou-se uma abordagem mista, viés exploratório e questionário on-line aplicado a 148 sujeitos em maio de 2025. Os resultados apontam uma amostra composta por 60 mestrandos e 88 doutorandos, com idade média de 38,1 anos, com predominância feminina (62,6%), licenciada (82%), com primeiro contato com a IA entre 2022-23 (62,3%). A grande maioria (94,6%) já usou ferramentas de IA, sendo as mais citadas: ChatGPT (34,11%), Gemini (10,47%), DeepSeek (6,20%) e Copilot (5,43%). 9,4% temem o uso da IA por roubo de ideias, enquanto 91,2% acredita em impactos sistêmicos, destacando-se os na educação, de forma positiva (58,1%). A IA é vista majoritariamente como assistente virtual (50,0%) e rede neural artificial (29,8%), enquanto 69,6% acredita que a IA é uma tecnologia que combina software e hardware na execução de tarefas como planejamento, e nas ações que exigem raciocínio lógico e criatividade. Na área da pesquisa, os sujeitos acreditam que pode contribuir ao traduzir (85,8%) e encontrar literatura científica (68,2%), revisar escrita (67,6%), ilustrar dados (79,8%), gerar slides (63,5%) e criar recursos educacionais (76,4%). Por outro lado, 22,3% acredita que comete plágio ao usar IA. 53,4% nunca participou de evento ou formação na área, com 83,8% tendo esse interesse. 52,7% pretende usar a IA em suas pesquisas, descrevendo-se como curiosos, mas com dúvidas (48,1%), com demanda por letramento. A hipótese, confirmada, foi de que a IA contribui para a pesquisa, desde que se mantenha a autonomia intelectual do pesquisador no processo. Conclui-se que os pós-graduandos usam IA, possuem alta consciência teórica sobre, mas desconhecem ferramentas específicas, revelando-se otimistas, mas cautelosos. Esse dado reforça a necessidade de ações formativas sobre o uso crítico e consciente, ou seja, práticas de LDIA, destacando o equilíbrio entre inovação tecnológica e protagonismo humano, pautado em ética e responsabilidade. |
| Abstract: | This research analyzed the intersection between Artificial Intelligence (AI), Education, and Academic Scientific Research from a critical and ethical perspective, identifying the profile of Digital Literacy in AI (LDIA) among postgraduate students in Education at the Federal University of Ceará (UFC). It was developed using a mixed approach, exploratory bias, with an online questionnaire applied to 148 subjects in May 2025. The results show a sample composed of 60 master's students and 88 doctoral students, with an average age of 38.1 years, predominantly female (62.6%), licensed (82%), with first contact with AI between 2022-23 (62.3%). The vast majority (94.6%) have already used AI tools, the most cited being: ChatGPT (34.11%), Gemini (10.47%), DeepSeek (6.20%), and Copilot (5.43%). 9.4% fear the use of AI for stealing ideas, while 91.2% believe in systemic impacts, especially in education, in a positive way (58.1%). AI is mostly seen as a virtual assistant (50.0%) and artificial neural network (29.8%), while 69.6% believe that AI is a technology that combines software and hardware in the execution of tasks such as planning and actions that require logical reasoning and creativity. In the area of research, subjects believe that it can contribute by translating (85.8%) and finding scientific literature (68.2%), reviewing writing (67.6%), illustrating data (79.8%), generating slides (63.5%), and creating educational resources (76.4%). On the other hand, 22.3% believe that using AI constitutes plagiarism. 53.4% have never participated in an event or training in the area, with 83.8% expressing interest in doing so. 52.7% intend to use AI in their research, describing themselves as curious but with doubts (48.1%), with a demand for literacy. The hypothesis, which was confirmed, was that AI contributes to research, as long as the researcher's intellectual autonomy is maintained in the process. It was concluded that graduate students use AI, have a high theoretical awareness of it, but are unaware of specific tools, revealing themselves to be optimistic but cautious. This data reinforces the need for training actions on critical and conscious use, that is, LDIA practices, highlighting the balance between technological innovation and human protagonism, based on ethics and responsibility. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81787 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8333772371876997 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_mdfbarroso.pdf | 7,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.