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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81762| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Entre o deserto da Covid-19 e o oásis da calçada literária: história e memória em tempos de crise |
| Autor(es): | Nobre, Karytia Nayara Gonçalves da Silveira |
| Orientador: | Andrade, Francisco Ari de |
| Palavras-chave em português: | História da Educação;Memória coletiva;Literatura;Pandemia da Covid-19;Grupo de leitura |
| Palavras-chave em inglês: | History of Education;Collective memory;Literature;Covid-19 pandemic;Reading group |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | NOBRE, Karytia Nayara Gonçalves da Silveira. Entre o deserto da Covid-19 e o oásis da calçada literária: história e memória em tempos de crise. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | A presente pesquisa investiga de que modo a História da Educação foi preservada durante a pandemia da Covid-19, tomando como objeto de análise a experiência da Calçada Literária — um grupo virtual de leitura que promoveu encontros semanais por meio da plataforma Google Meet. Diante do contexto de confinamento e distanciamento social, em que o medo e a incerteza marcaram a vida cotidiana, práticas culturais online tornaram-se alternativas para sustentar vínculos e dar sentido à experiência vivida. É nesse cenário que surge a Calçada Literária, reunindo amigos e convidados em torno da leitura compartilhada. Inserido no campo da História e Memória da Educação, o estudo explora práticas educativas emergentes e seu papel na construção de sentidos, na mediação da experiência e na preservação da memória coletiva. A abordagem metodológica é qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica e na análise de narrativas produzidas por seis participantes do grupo, por meio de entrevistas semiestruturadas. As análises foram conduzidas à luz dos aportes teóricos de autores como Michèle Petit (2009), Jerome Bruner (2001), Christine Delory-Momberger (2008), entre outros. Os resultados apontam que a Calçada Literária não apenas fortaleceu vínculos afetivos e sociais, como também contribuiu para a construção de sentidos coletivos e para a preservação da memória histórica do período pandêmico. Conclui-se que práticas culturais emergentes, como as vividas nesse grupo de leitura, mantiveram viva a experiência educativa, mesmo em um cenário de ruptura institucional, reafirmando o papel da literatura e da memória como forças estruturantes da educação. |
| Abstract: | This research aims to understand how the History of Education was preserved during the Covid-19 pandemic, taking as its object of analysis the experience of Calçada Literária — a virtual reading group that held weekly meetings through the Google Meet platform. In the context of confinement and social distancing, marked by fear and uncertainty, online cultural practices became alternatives to sustain social bonds and give meaning to the lived experience. It is within this scenario that Calçada Literária emerged, bringing together friends and guests around shared reading. Situated within the field of the History and Memory of Education, the study explores emerging educational practices and their role in meaning- making, in mediating experience, and in preserving collective memory. The methodological approach is qualitative, based on bibliographic research and the analysis of narratives produced by six group participants through semi-structured interviews. The analyses were guided by theoretical contributions from authors such as Michèle Petit (2009), Jerome Bruner (2001), Christine Delory-Momberger (2008), among others. The results indicate that Calçada Literária not only strengthened affective and social ties but also contributed to the construction of collective meanings and to the preservation of the historical memory of the pandemic period. It is concluded that emerging cultural practices, such as those experienced within this reading group, kept the educational experience alive even in a context of institutional disruption, reaffirming the role of literature and memory as structuring forces of education. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81762 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2804434414762209 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4884549948869079 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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