Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81753| Tipo: | Dissertação |
| Título: | PIBIC-EM enquanto dispositivo de enunciação: modos de resistência e de existência de jovens estudantes dissidentes em sexualidades |
| Título em inglês: | PIBIC-EM as a device of enunciation: modes of resistance and existence of young dissident students in terms of sexualities |
| Autor(es): | Teixeira, Igor de Lima |
| Orientador: | Miranda, Luciana Lobo |
| Palavras-chave em português: | Sexualidades dissidentes;PIBIC-EM;Pesquisa intervenção |
| Palavras-chave em inglês: | Dissident sexualities;Intervention research |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | TEIXEIRA, Igor de Lima. PIBIC-EM enquanto dispositivo de enunciação: modos de resistência e de existência de jovens estudantes dissidentes em sexualidades. 2025. 267 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | A sexualidade é uma invenção histórica, uma construção convencionada socialmente, na qual os sentidos e os significados que a atribuímos são configurados em situações sociais. Tendo essa perspectiva em foco, a escola, enquanto instituição que permeia considerável parte da vida das pessoas, funciona também como um território de subjetivação na produção de sexualidades dissidentes. Os jovens dissidentes em sexualidades são marcados dentro e fora da escola, cotidianamente, pelas relações de força e de poder que engendram, muitas vezes, de maneira contraditória e ambivalente, não somente subordinações, mas também locais de resistências e de identificações. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar como o PIBIC-EM atuou enquanto dispositivo de enunciação das estratégias de resistências e de existências de jovens estudantes acerca das experiências de sexualidades dissidentes. Esta investigação articula-se com teóricas/os pós-estruturalistas que possuem contribuições nas discussões sobre críticas e reflexões filosóficas, que guiam a desconstrução da dicotomia sexo/gênero. A metodologia da pesquisa é amparada pelo campo ético-teórico-metodológico da Pesquisa-Inter(in)venção (PI) sob a investigação cartográfica, utilizando-se do/com Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Ensino Médio (PIBIC-EM) como dispositivo de enunciação através das seguintes estratégias: grupo de formação de pesquisadores com dois estudantes PIBIC-Em, diário de campo, Grupos de Discussão (GD) e oficina. Participaram da pesquisa 10 (dez) estudantes de uma escola pública de ensino médio de Fortaleza-CE |
| Abstract: | Sexuality is a historical invention, a socially constructed convention in which the meanings and significances we attribute to it are shaped within social situations. From this perspective, the school, as an institution that permeates a significant part of people's lives, also functions as a space of subjectivation in the production of dissident sexualities. Young people with dissident sexualities are marked both inside and outside the school on a daily basis by power relations that often, in a contradictory and ambivalent manner, generate not only subordination but also spaces of resistance and identification. Thus, this research aims to analyze how PIBIC-EM has functioned as a dispositif for enunciating strategies of resistance and existence among young students regarding experiences of dissident sexualities. This investigation is articulated with post-structuralist theorists who contribute to discussions on philosophical critiques and reflections that guide the deconstruction of the sex/gender dichotomy. The research methodology is supported by the ethical-theoretical-methodological framework of Research-Inter(in)vention (PI), under the lens of cartographic investigation, utilizing the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program for High School Students (PIBIC-EM) as an enunciation dispositif through the following strategies: a researcher training group with two PIBIC-EM students, a field diary, Discussion Groups (DG), and a workshop. The study involved 10 (ten) students from a public high school in Fortaleza, Ceará. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81753 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0004-3997-3077 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6287980339234385 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4519037978963137 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_ilteixeira.pdf 🔒 Disponível em 2027-07-25 | 9,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.