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Type: TCC
Title: Uso dos serviços das fintechs e aspectos de planejamento, controle financeiro e endividamento
Authors: Sousa, Vanessa Farias de
Advisor: Neto, Jocildo Figueiredo Correia
Keywords in Brazilian Portuguese : Planejamento financeiro;Controle financeiro;Endividamento;Fintechs
Keywords in English : Financial planning;Financial control;Indebtedness;Fintechs
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2024
Citation: SOUSA, Vanessa Farias de. Uso dos serviços das fintechs e aspectos de planejamento, controle financeiro e endividamento. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Atuariais, Administração e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Diante das tranformações tecnológicas se presenciou o surgimento e a ascensão das Fintechs que combinam serviços financeiros com tecnologia. Logo, essa pesquisa busca contribuir para a compreensão sobre a relação entre o uso dos serviços das Fintechs e os aspectos de planejamento, controle financeiro e endividamento, agregando ao debate social e levantando uma reflexão sobre a relevância da temática financeira. O objetivo desse estudo é examinar como os serviços oferecidos por essas empresas se relacionam aos aspectos de planejamento citados. Para alcançar esse objetivo realizou-se uma pesquisa descritiva atráves do levantamento de referencial teorico e da aplicação de um formulário para coleta de dados, informações e percepções gerais sobre os construtos da pesquisa, e posterior análise desses dados através de tabulação de dados em excel, gráficos comparativos entre os clientes/usuários e os não clientes/usuários, tabelas de comparação de escala likert e uso conceitos estatiticos descritivos como frequência relativa e absoluta para assim chegar ao resultado. Os resultados revelaram o nubank como principal Fintech, com tempo de cliente de 2 a 5 anos entre os respondentes e o serviço de conta bancária digital como o principal recurso utilizado pelos clientes/usuários. A diversificação das formas de pagamento, o diagnóstico financeiro, os investimentos/aplicações e gerenciamento de gastos foram as principais ferramentas ofertadas para auxílio no planejamento e controle financeiro. Além disso, os informativos de rendimentos e os relatórios de custos, despesas e receitas são os principais instrumentos oferecidos no sentido de disponibilizar informações financeiras. Pode-se pontuar diante dos resultados, desconhecimento e baixo uso por parte dos clientes/usuários relacionado à oferta de serviços de assessoria/suporte e uso mediano das ferramentas e instrumentos citados. O clientes/usuários apresentaram uma maior tendência a comprar por impulso/necessidade de consumo, a verem mais efeciêcia no controle financeiro e a terem uma situação financeira mais adimplente. Ademais, a pesquisa reflete uma relação desfavorável entre os serviços oferecidos pelas Fintechs em termo de planejamento financeiro, contudo favorável em termo de controle financeiro e endividamento.
Abstract: In the face of technological transformations, we have witnessed the emergence and rise of Fintechs that combine financial services with technology. Thus, this research aims to contribute to the understanding of the relationship between the use of Fintech services and aspects of financial planning, financial control, and indebtedness, adding to the social debate and raising reflections on the relevance of financial themes. The objective of this study is to understand how the services offered by these companies relate to the aforementioned aspects of planning. To achieve this goal, a descriptive research was conducted through a review of the theoretical framework and the application of a questionnaire to collect data, information, and general perceptions about the research constructs, followed by the analysis of this data through data tabulation in Excel, comparative graphs between clients/users and non-clients/users, Likert scale comparison tables, and the use of descriptive statistical concepts such as relative and absolute frequency to reach the results. The findings revealed Nubank as the leading Fintech, with client tenure ranging from 2 to 5 years among respondents, and the digital bank account service as the primary resource used by clients/users. Diversified payment methods, financial diagnostics, investments/applications, and expense management were the main tools offered to assist in financial planning and control. Additionally, earnings statements and reports on costs, expenses, and revenues are the primary instruments provided to offer financial information. It can be noted from the results that there is a lack of awareness and low usage by clients/users related to the provision of advisory/support services and a moderate use of the mentioned tools and instruments. Clients/users showed a higher tendency to make impulsive purchases/consumption needs, perceived greater efficiency in financial control, and had a more solvent financial situation. Furthermore, the research reflects an unfavorable relationship between the services offered by Fintechs in terms of financial planning but a favorable one in terms of financial control and indebtedness.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81712
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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