Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81709
Type: Dissertação
Title: A vida como texto, a sociedade como contexto: despertando a imaginação sociológica por meio de trajetórias autobiográficas
Title in English: Life as text, society as context: awakening sociological imagination through autobiographical trajectories
Authors: Amaral, Janaína Sales
Advisor: Lima, Alexandre Jeronimo Correia
Keywords in Brazilian Portuguese : Material didático;Ensino de Sociologia;Histórias autobiográficas;Imaginação sociológica
Keywords in English : Sociology teaching;Teaching material;Autobiography;Sociological imagination
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Issue Date: 2025
Citation: AMARAL, Janaína Sales. A vida como texto, a sociedade como contexto: despertando a imaginação sociológica por meio de trajetórias autobiográficas. 2025. 130 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho propõe a elaboração de um material didático que utiliza narrativas autobiográficas como recurso metodológico para a análise, a partir de seus exemplos concretos, de categorias sociológicas associadas às obras selecionadas. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da imaginação sociológica como instrumento operacional de compreensão da realidade social. Para isso, são mobilizados conceitos como gênero, papéis sociais, violência de gênero, interseccionalidade, coerção social, poder, dominação e classes sociais, a partir das trajetórias de Maria da Penha (Sobrevivi... posso contar), Carolina Maria de Jesus (Quarto de despejo: diário de uma favelada) e do conto “Saura Benevides Amarantino”, de Conceição Evaristo (Insubmissas lágrimas de mulheres). As narrativas são analisadas a partir de uma perspectiva que articula suas experiências ao conceito de gênero, entendido como categoria analítica das relações sociais, e, consequentemente, à relação entre indivíduo e sociedade. A proposta busca aprofundar a compreensão dos fenômenos sociais e suas conexões com trajetórias individuais, considerando os devidos cuidados na transposição didática dos conceitos científicos, bem como os limites históricos e metodológicos das teorias sociológicas. Por meio da interdisciplinaridade, do incentivo à leitura e da produção de diferentes gêneros textuais, pretende-se que essas histórias se constituam como instrumentos pedagógicos capazes de favorecer processos de identificação, reflexão e análise sociológica por parte dos alunos. A construção deste material demandou uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos trabalhados, além de uma análise crítica dos currículos e dos livros didáticos aprovados pelo PNLD no que se refere à abordagem (ou ausência) dessas temáticas. Espera-se que este material se configure como um recurso didático capaz de tornar o ensino de Sociologia mais dinâmico, acessível e conectado às experiências sociais concretas, favorecendo aprendizagens que articulem teoria, reflexão crítica e vivências.
Abstract: This work proposes the development of teaching material that uses autobiographical narratives as a methodological resource to analyze, through concrete examples, sociological categories associated with the selected works. The aim is to contribute to the development of sociological imagination as an operational tool for understanding social reality. To this end, concepts such as gender, social roles, gender-based violence, intersectionality, social coercion, power, domination, and social classes are mobilized, based on the life stories of Maria da Penha (Sobrevivi... posso contar), Carolina Maria de Jesus (Quarto de despejo: diário de uma favelada), and the short story “Saura Benevides Amarantino” by Conceição Evaristo (Insubmissas Lágrimas de Mlulheres). These narratives are analyzed from a perspective that connects their experiences to the concept of gender—as an analytical category of social relations—and, consequently, to the relationship between individual and society. This approach seeks to deepen the understanding of social phenomena and their connections with individual trajectories, while considering the necessary care in the didactic transposition of scientific concepts and the historical and methodological limits of sociological theories. Through interdisciplinarity, encouragement of reading, and the production of diverse textual genres, it is intended that these stories serve as pedagogical tools capable of fostering processes of identification, reflection, and sociological analysis among students. The development of this material required a bibliographical review of the concepts addressed, as well as a critical analysis of the curricula and textbooks approved by the PNLD regarding the presence (or absence) of these topics. It is expected that this material will serve as a didactic resource capable of making the teaching of Sociology more dynamic, accessible, and connected to concrete social experiences, thus fostering learning processes that articulate theory, critical reflection, and lived experiences.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81709
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7126599821993401
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6437-8318
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0287460826976151
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_jsamaral.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.