Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81668
Tipo: Dissertação
Título : De Férias no Mauc: um museu-escola na Universidade Federal do Ceará
Autor : Porto, Levi dos Santos
Tutor: Marinho, Cláudia Teixeira
Palabras clave en portugués brasileño: MAUC;Museu de Arte da UFC;Ações educativas museais;Educação em Museus;A/r/tografia
Palabras clave en inglés: MAUC;UFC Art Museum;Museum Education;Education in Museums;A/r/tography
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fecha de publicación : 2025
Citación : PORTO, Levi dos Santos. De Férias no Mauc: um museu-escola na Universidade Federal do Ceará. 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa analisa o papel formativo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) na constituição de profissionais vinculados aos "mundos da arte", tomando como estudo de caso a trajetória do autor como educador, artista e pesquisador, segundo uma metodologia a/r/tográfica. A pesquisa desenvolve-se segundo uma abordagem qualitativa, utilizando-se de relatos autobiográficos produzidos a partir da experiência direta do autor como ministrante de oficinas no museu entre 2021 e 2024, sob o programa ‘‘Férias no MAUC’’, além de realizar um levantamento das atividades desenvolvidas pelo programa durante os anos de 2019 até a data de conclusão da presente pesquisa, 2024. Conclui-se que o MAUC vai além da função expositiva tradicional dos museus, assumindo-se como ‘‘museu-escola’’: potencial espaço de educação não-formal capaz de auxiliar na formação profissional de estudantes interessados na área de artes, museologia ou educação, por meio de programas de estágios e cursos livres, afirmando o papel dos museus como espaços de democratização do acesso à arte e a formação em arte.
Abstract: This research analyzes the formative role of the Art Museum of the Federal University of Ceará (MAUC) in the constitution of professionals linked to the "art worlds", taking as a case study the author's trajectory as an educator, artist, and researcher, according to an a/r/tographic methodology. The research is developed according to a qualitative approach, using autobiographical accounts produced from the author's direct experience as a workshop teacher at the museum between 2021 and 2024, under the program "Férias no MAUC," in addition to carrying out a survey of the activities developed by the program during the years of 2019 until the conclusion date of the present research, 2024. It is concluded that MAUC goes beyond the traditional exhibition function of museums, assuming itself as a "museum-school": a potential space for non-formal education capable of assisting in the professional training of students interested in the area of arts, museology, or education, by means of internship programs and free courses, affirming the role of museums as spaces for democratizing access to art and art education.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81668
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0001-2140-9572
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4038459274406543
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-0521-0106
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9847169426586898
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_lsporto.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.