Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81656
Tipo: Tese
Título : Mídia, suporte e compósito de gêneros: por uma análise crítica de blogs no ciberativismo
Autor : Carvalho, Jorge Luis Queiroz
Tutor: De Stefani, Aurea Suely Zavam
Palabras clave en portugués brasileño: Análise crítica de gêneros;Mídia;Suporte;Hipergênero;Compósito de gêneros
Palabras clave en inglés: Critical analysis of genres;Media;Support;Hypergenre;Genre composite
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Fecha de publicación : 2023
Citación : CARVALHO, Jorge Luis Queiroz. Mídia, suporte e composito de gêneros: por uma análise crítica de blogs no ciberativismo. 2023. 175 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Esta tese investiga os conceitos de mídia, suporte e compósito de gêneros, com vistas a propor uma análise crítica de blogs que atuam no ciberativismo. Assume como objetivo, portanto, discutir os conceitos de mídia, suporte e compósito de gêneros, visando à elaboração de um construto teórico-metodológico que incorpora essas três categorias. Esse objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: 1) aprofundar o estudo da mídia como categoria metodológica para a análise crítica de gêneros; 2) revisar e examinar um conjunto de categorias que operacionalize a análise do conceito de suporte e as suas funções na atualização de gêneros do ambiente on-line; 3) descrever e analisar as relações genéricas que constituem o blog, tomado como um compósito de gêneros. Para tanto, baseia-se no paradigma da Análise Crítica de Gêneros e dialoga com as perspectivas do Círculo de Bakhtin, dos Estudos Retóricos de Gêneros e da Análise Crítica do Discurso. Este trabalho, portanto, coloca-se em uma linha de continuidade com as pesquisas de Bonini (2011) e C. Lima (2013), que examinaram essa tríade sob o viés da Análise Crítica de Gêneros. Metodologicamente, constitui-se em uma pesquisa de natureza transdisciplinar, amparada por uma abordagem qualitativa e embasada por uma perspectiva crítica. Para a geração de dados, seleciona-se como recorte analítico o blog vinculado ao site da organização WITNESS, instituição internacional que tem por objetivo denunciar casos de violações aos direitos humanos. Com isso, elenca-se um aparato de categorias que contempla, para o estudo da mídia, a orientação ideológica, o nível midiático e os modos de atualização. Para analisar o suporte, considera-se a noção de interface (Souza, 2010), por meio de categorias como: dimensão gráfico-espacial e interação humano- computador. Referente ao hipergênero (Bonini, 2011), opta-se por caracterizá-lo pelo termo compósito de gêneros, a fim de entendê-lo como um agrupamento de gêneros que se dividem em diferentes planos: funcional, autonomia e encadeamento. Os resultados levam à caracterização da mídia selecionada como uma micromídia (Primo, 2008b) contra-hegemônica, isto é, que opera com recursos mais limitados, menor escala produtiva e se vincula a posicionamentos de enfrentamento a abusos e violações aos direitos humanos. Quanto ao suporte, a delimitação do conceito de interface de software possibilitou a identificação de alguns padrões semióticos das interfaces investigadas, bem como de mecanismos de interação de cunho contextual, operacional e discursivo. Na análise do compósito de gêneros, identificaram- se, no plano funcional, os gêneros organizadores (homepage, menu e cabeçalho) e os de funcionamento (postagem, tutorial e comentário on-line). No plano da autonomia, destacam-se gêneros indissociáveis (homepage, menu, cabeçalho e comentário on-line) e dissociáveis (tutorial). Por fim, no plano do encadeamento, constataram-se gêneros encadeados (homepage, menu, cabeçalho, comentário on-line e tutorial). Sugere-se, ainda, a possibilidade de gêneros desencadeados não identificados no material analisado. Em face disso, espera-se que o construto teórico-metodológico proposto, após a revisão de literatura e do exercício empírico, possa se revelar útil também para outras pesquisas que considerem objetos para além do aqui proposto. Portanto, almeja-se que as implicações teóricas, metodológicas e pedagógicas possam ser relevantes para estudos da área.
Abstract: This dissertation investigates the concepts of media, genre support, and genre composite with the aim of proposing a critical analysis of blogs engaged in cyberactivism. It assumes the objective of discussing the concepts of media, support, and genre composite, aiming to develop a theoretical-methodological framework that incorporates these three categories. This overarching objective unfolds into the following specific objectives: 1) to deepen the study of media as a methodological category for the critical analysis of genres; 2) to review and examine a set of categories that operationalize the analysis of the concept of support and its functions in updating genres in the online environment; 3) to describe and analyze the generic relationships that constitute the blog, considered in this research as a genre composite. To achieve this, we rely on the paradigm of Critical Genre Analysis (CGA), engaging with perspectives from the Bakhtin Circle, Rhetorical Genre Studies, and Critical Discourse Analysis. This work, therefore, aligns with the research of Bonini (2011) and C. Lima (2013), who examined this triad from the perspective of CGA. Methodologically, this research is transdisciplinary, supported by a qualitative approach and grounded in a critical perspective. For data generation, we selected the blog linked to the website of the organization WITNESS, an international institution that aims to denounce human rights violations. Thus, we identified a set of categories that included, for the study of media: ideological orientation, media level, and its modes of updating. To analyze support, we considered the notion of interface (Souza, 2010), through categories such as: graphic-spatial dimension and human-computer interaction. Regarding hypergenre (Bonini, 2011), we chose to characterize it as a genre composite, in order to understand it as a grouping of genres that are divided into different levels: functional, autonomy, and chaining. The results led us to characterize the selected media as a counter-hegemonic micromedia (Primo, 2008b), that is, operating with more limited resources, smaller production scale, and linked to positions confronting abuses and violations of human rights. Regarding support, the delimitation by the concept of software interface enabled us to identify some semiotic patterns of the investigated interfaces, as well as contextual, operational, and discursive interaction mechanisms. In the analysis of the genre composite, organizers genres (homepage, menu, and header) and functioning (post, tutorial, and online comment) were identified at the functional level. In terms of autonomy, inseparable genres (homepage, menu, header, and online comment) and separable (tutorial) were highlighted. Finally, at the chaining level, chained genres (homepage, menu, header, online comment, and tutorial) were identified. We also suggest the possibility of unchained genres, not identified in the analyzed material. Therefore, we hope that the proposed theoretical-methodological construct, after literature review and empirical exercise, may prove useful for other research considering objects beyond what is proposed here. Thus, we aim for the theoretical, methodological, and pedagogical implications to be relevant for studies in the field.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81656
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0001-5796-6656
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0974668938754479
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-1645-3330
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9339069550299151
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tese_jlqcarvalho.pdf8,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.