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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81646| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Avaliar a política da educação inclusiva sob o olhar dos docentes no Centro de Educação Infantil Criança Feliz em Aquiraz/Ceará |
| Autor(es): | Barroso, Sílvia Helena Rocha |
| Orientador: | Montenegro, David Moreno |
| Palavras-chave em português: | Deficiências;Educação Inclusiva;Gestão;Políticas Públicas |
| Palavras-chave em inglês: | Disabilities;Inclusive Education;Management;Public Policies |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | BARROSO, Sílvia Helena Rocha. Avaliar a política da educação inclusiva sob o olhar dos docentes no Centro de Educação Infantil Criança Feliz em Aquiraz/Ceará. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Estudo desenvolvido com o objetivo de avaliar a política da educação inclusiva sob o olhar dos docentes no Centro de Educação Infantil Criança Feliz em Aquiraz/Ceará. Trata-se de um estudo de caso cuja relevância decorre do interesse de saber de que forma a política pública de Educação Especial é aplicada como necessidade de inclusão em uma escola de educação infantil. Como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem da criança com deficiência e as contribuições de setores relevantes envolvidos no processo educativo inclusivo, considerando, em especial, a participação docente e do núcleo gestor e seus interesses ligados à condição da melhoria educacional discente. Os percursos empregados nesta nova exposição para discussão do referido tema têm como suporte uma abordagem qualitativa, realizada a partir de uma revisão bibliográfica e documental complementada por uma pesquisa de campo. Para tanto, o tema encontra-se fundamentado em Arruda e colaboradores, Capellini (2005), Coelho e Soares (2019), Nascimento et. al. (2024), entre outros especialistas, bem como em documentos legais que explicitam o compromisso político das governanças brasileiras com a educação da pessoa com deficiência. Partindo dessa premissa, a pesquisa foi realizada com uma amostra de oito docentes e desenvolvida na Creche referenciada de Aquiraz, por meio de entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas da rotina escolar. Frente ao exposto, os resultados da pesquisa evidenciaram que apesar dos gestores contribuírem com práticas inclusivas significativas, enfrentam muitos desafios que vão desde o quantitativo insuficiente de assistentes de inclusão, profissionais de apoio, falta de material pedagógico nas salas de recursos multifuncionais e falta de atividade com tendências assistivas para as famílias. As percepções sobre a política de inclusão demonstram que os gestores primam pela garantia de matrículas dos alunos com deficiência nas salas regulares de ensino, atendimento nas salas de recursos multifuncionais, formação continuada para todos os segmentos, porém muito ainda há para se fazer para que qualifiquem suas práticas, reafirmando a execução de uma política inclusiva de qualidade. |
| Abstract: | This study aimed to evaluate the inclusive education policy from the perspective of teachers at the Criança Feliz Early Childhood Education Center in Aquiraz/Ceara. This is a case study whose relevance arises from the interest in knowing how the public policy of Special Education is applied as a need for inclusion in an early childhood education school. How the teaching-learning process of children with disabilities develops and the contributions of relevant sectors involved in the inclusive educational process, considering, in particular, the participation of teachers and the management team and their interests linked to the condition of improving students' educational performance. The paths used in this new presentation to discuss the aforementioned theme are supported by a qualitative approach, carried out from a bibliographic and documentary review complemented by field research. To this end, the theme is based on Arruda and collaborators, Capellini (2005), Coelho and Soares (2019), Nascimento et. al. (2024), among other experts, as well as on legal documents that explain the political commitment of Brazilian governments to the education of people with disabilities. Based on this premise, the research was conducted with a sample of eight teachers and developed at the Aquiraz referenced daycare center, through semi-structured interviews and unsystematic observations of the school routine. In view of the above, the results of the research showed that although the managers contribute with significant inclusive practices, they face many challenges, ranging from the insufficient number of inclusion assistants and support professionals, lack of teaching materials in the multifunctional resource rooms and lack of activities with assistive tendencies for families. The perceptions about the inclusion policy demonstrate that the managers prioritize the guarantee of enrollment of students with disabilities in regular teaching classrooms, assistance in the multifunctional resource rooms, and continued training for all segments, but there is still much to be done to qualify their practices, reaffirming the implementation of a quality inclusive policy. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81646 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3490607617308507 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0703051734144638 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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