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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81636| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O banco mundial e a educação básica no Ceará: modelo de gestão por resultados como estratégia da redução da pobreza de aprendizagem |
| Autor(es): | Alves, Juliana dos Santos |
| Orientador: | Gomes, Valdemarin Coelho |
| Palavras-chave em português: | Redução da pobreza de aprendizagem;Banco Mundial;estado do Ceará |
| Palavras-chave em inglês: | Reducing learning poverty;World Bank;state of Ceará |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | ALVES, Juliana dos Santos. O banco mundial e a educação básica no Ceará: modelo de gestão por resultados como estratégia da redução da pobreza de aprendizagem. 2025. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Buscamos identificar ações e processos articulados entre Banco Mundial e o estado do Ceará, que se tornaram fundamentais à construção da educação cearense como referencial de eficiência na redução da pobreza de aprendizagem ao longo dos últimos anos. Investigando o percurso para efetivação dessa parceria, analisamos relatórios do BM acerca do desenvolvimento educacional do Ceará, em especial no tocante à implantação da gestão para resultados (GPR). A parceria do estado do Ceará com o Banco Mundial não é recente e sua abrangência vai além do setor educacional. Contudo, torna-se mais efetiva a partir dos anos 2000, na esteira do ideário neoliberal e do reformismo educacional que tomou corpo desde os anos de 1990, tanto em âmbito nacional como local. Articulado com as orientações dos organismos multilaterais e com foco nas necessidades básicas de aprendizagem, o estado cearense operou mudanças no sistema educativo, alcançando metas de aprendizagem que, na abordagem do BM em seus relatórios, transformaram o Ceará num modelo de redução da pobreza de aprendizagem a ser seguido por outras unidades da federação brasileira. Como metodologia de pesquisa, usamos a investigação bibliográfica e documental. A perspectiva analítica se dá a partir do materialismo histórico e dialético, fincado nos escritos de Karl Marx e ontologicamente recuperado por Gyorgy Lukács. Como resultado principal, mas não único, apontamos que a articulação entre o estado do Ceará e o Banco Mundial fez prosperar um modelo de gestão e de educação que seduz pelo ideário de redução da pobreza de aprendizagem quando, em última instância, torna-se mais alinhado com as necessidades da atual fase do capitalismo, agravada pela crise estrutural que, conforme István Mészàros, assola o sistema desde os anos de 1970. |
| Abstract: | We seek to identify actions and processes coordinated between the World Bank and the state of Ceará, which have become fundamental to the construction of the state's education as a reference for efficiency in reducing learning poverty over the last few years. Investigating the path to implementing this partnership, we will analyze WB reports on Ceará's educational development, especially regarding the implementation of management for results (MPR). The partnership between the state of Ceará and the World Bank is not new and its scope goes beyond the education sector. However, it became more effective in the 2000s, in the wake of neoliberal ideology and educational reformism that took shape since the 1990s, both at the national and local levels. Articulated with the guidelines of multilateral organizations and focusing on basic learning needs, the state of Ceará implemented changes in the educational system, achieving learning goals that, according to the WB's approach in its reports, transformed Ceará into a model for reducing learning poverty to be followed by other units of the Brazilian federation. As a research methodology, we used bibliographic and documentary research. The analytical perspective is based on historical and dialectical materialism, rooted in the writings of Karl Marx and ontologically recovered by Gyorgy Lukács. As a main, but not only, result, we point out that the articulation between the State of Ceará and the World Bank has made a management and education model prosper, which is seductive due to the idea of reducing learning poverty when, ultimately, it becomes more aligned with the needs of the current phase of capitalism, aggravated by the structural crisis that, according to István Mészàros, has plagued the system since the 1970s. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81636 |
| ORCID do(s) Autor(es): | 0000-0001-6571-3472 |
| ORCID do Orientador: | 0000-0002-6144-1972 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8742258860132699 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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