Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81607
Tipo: Dissertação
Título : Pequeno atlas das poéticas e pedagogias do grupo de teatro Garajal: tecendo arte e vida com mestre Maninho
Autor : Tavares, Flávia Cavalcante
Tutor: Carvalho, Francis Wilker de
Palabras clave en portugués brasileño: Grupo Garajal;Luto;Memória;Teatro de grupo;Mário Jorge Maninho
Palabras clave en inglés: Garajal theatre troupe;Mourning and grief;Memory;Theatrical troupe;Mário Jorge Maninho
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fecha de publicación : 2025
Citación : TAVARES, Flávia Cavalcante. Pequeno atlas das poéticas e pedagogias do grupo de teatro Garajal: tecendo arte e vida com mestre Maninho. 2025. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Nesta pesquisa, parto do desejo de refletir sobre aspectos das poéticas e pedagogias do grupo de teatro Garajal, criado em 2003 e em contínua atividade na cidade de Maracanaú, no Ceará. Ao mesmo tempo em que cartografo caminhos trilhados pelo coletivo, trilho também minha jornada pessoal de luto pela perda do mestre fundador, Mário Jorge Maninho — presença encantada que atravessa esta escrita. Algumas perguntas me moveram ao longo do percurso: a experiência de luto pode mobilizar conhecimentos numa pesquisa em artes? Que contribuições de Maninho estão presentes nas práticas do Garajal? Quais pedagogias e poéticas podem ser identificadas na trajetória do grupo? Para investigar tais questões, busquei uma metodologia que dialogasse com as noções de cartografia e com a própria prática artística do grupo, ativando memórias, gestos e escutas em colaboração com artistas do Garajal, agenciando alguns dispositivos a fim de coletivizar o exercício reflexivo. Ao costurar pensamento e prática, convoquei vozes como bell hooks, Paulo Freire, Leda Maria Martins e Diana Taylor, entre outras, para refletir sobre a dimensão pedagógica; no campo teatral, me apoiei em artistas- pesquisadores como Amir Haddad, Ray Lima, Oswald Barroso, entre outros. Também dialogo com Antônio Bispo dos Santos, Célia Xakriabá Correa, Milton Santos e Ailton Krenak para pensar a relação entre arte, território e comunidade. Como gesto final deste percurso, organizei um pequeno atlas, onde reúno verbetes, que identifica aspectos relevantes que constituem a singularidade e os principais traços que atravessam as pedagogias e poéticas do Garajal.
Abstract: In this research, I begin from the desire to reflect on aspects of the poetics and pedagogies of the Garajal theatre troupe, founded in 2003 and still active in the city of Maracanaú, Ceará, Brazil. As I map the paths walked by the collective, I also journey through my own mourning for the loss of our founding master, Mário Jorge Maninho—an enchanted presence that weaves through this writing. Some questions guided me along the way: can the experience of grief and mourning mobilize knowledge in artistic research? What contributions from Maninho remain present in Garajal’s practices? What pedagogies and poetics can be identified in the troupe’s trajectory? To investigate these questions, I sought a methodology that dialogues with cartographic approaches and with the collective’s own artistic practice, activating memories, gestures, and listening in collaboration with Garajal’s artists, creating shared devices to foster plural reflections. In weaving thought and practice, I called upon the voices of bell hooks, Paulo Freire, Leda Maria Martins, and Diana Taylor, among others, to reflect on the pedagogical dimension. In the field of theatre, I engaged with artist-researchers such as Amir Haddad, Ray Lima, and Oswald Barroso. I also drew on the perspectives of Antônio Bispo dos Santos, Célia Xakriabá Correa, Milton Santos, and Ailton Krenak to explore the connections between art, territory, and community. As a final gesture of this journey, I composed a small atlas gathering entries that identify significant aspects which shape the singularity and the main threads that run through Garajal’s pedagogies and poetics.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81607
ORCID del autor: https:l/orcid"org/0009-0004-79 1 9-6460
Lattes del autor: hfiat /laltes.çnpq.br 1358727 4577 7 09195
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-9301-8821
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1364443962519272
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_fctavares.pdf7,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.