Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Francis Wilker de-
dc.contributor.authorTavares, Flávia Cavalcante-
dc.date.accessioned2025-07-17T12:12:57Z-
dc.date.available2025-07-17T12:12:57Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationTAVARES, Flávia Cavalcante. Pequeno atlas das poéticas e pedagogias do grupo de teatro Garajal: tecendo arte e vida com mestre Maninho. 2025. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81607-
dc.description.abstractIn this research, I begin from the desire to reflect on aspects of the poetics and pedagogies of the Garajal theatre troupe, founded in 2003 and still active in the city of Maracanaú, Ceará, Brazil. As I map the paths walked by the collective, I also journey through my own mourning for the loss of our founding master, Mário Jorge Maninho—an enchanted presence that weaves through this writing. Some questions guided me along the way: can the experience of grief and mourning mobilize knowledge in artistic research? What contributions from Maninho remain present in Garajal’s practices? What pedagogies and poetics can be identified in the troupe’s trajectory? To investigate these questions, I sought a methodology that dialogues with cartographic approaches and with the collective’s own artistic practice, activating memories, gestures, and listening in collaboration with Garajal’s artists, creating shared devices to foster plural reflections. In weaving thought and practice, I called upon the voices of bell hooks, Paulo Freire, Leda Maria Martins, and Diana Taylor, among others, to reflect on the pedagogical dimension. In the field of theatre, I engaged with artist-researchers such as Amir Haddad, Ray Lima, and Oswald Barroso. I also drew on the perspectives of Antônio Bispo dos Santos, Célia Xakriabá Correa, Milton Santos, and Ailton Krenak to explore the connections between art, territory, and community. As a final gesture of this journey, I composed a small atlas gathering entries that identify significant aspects which shape the singularity and the main threads that run through Garajal’s pedagogies and poetics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePequeno atlas das poéticas e pedagogias do grupo de teatro Garajal: tecendo arte e vida com mestre Maninhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa, parto do desejo de refletir sobre aspectos das poéticas e pedagogias do grupo de teatro Garajal, criado em 2003 e em contínua atividade na cidade de Maracanaú, no Ceará. Ao mesmo tempo em que cartografo caminhos trilhados pelo coletivo, trilho também minha jornada pessoal de luto pela perda do mestre fundador, Mário Jorge Maninho — presença encantada que atravessa esta escrita. Algumas perguntas me moveram ao longo do percurso: a experiência de luto pode mobilizar conhecimentos numa pesquisa em artes? Que contribuições de Maninho estão presentes nas práticas do Garajal? Quais pedagogias e poéticas podem ser identificadas na trajetória do grupo? Para investigar tais questões, busquei uma metodologia que dialogasse com as noções de cartografia e com a própria prática artística do grupo, ativando memórias, gestos e escutas em colaboração com artistas do Garajal, agenciando alguns dispositivos a fim de coletivizar o exercício reflexivo. Ao costurar pensamento e prática, convoquei vozes como bell hooks, Paulo Freire, Leda Maria Martins e Diana Taylor, entre outras, para refletir sobre a dimensão pedagógica; no campo teatral, me apoiei em artistas- pesquisadores como Amir Haddad, Ray Lima, Oswald Barroso, entre outros. Também dialogo com Antônio Bispo dos Santos, Célia Xakriabá Correa, Milton Santos e Ailton Krenak para pensar a relação entre arte, território e comunidade. Como gesto final deste percurso, organizei um pequeno atlas, onde reúno verbetes, que identifica aspectos relevantes que constituem a singularidade e os principais traços que atravessam as pedagogias e poéticas do Garajal.pt_BR
dc.subject.ptbrGrupo Garajalpt_BR
dc.subject.ptbrLutopt_BR
dc.subject.ptbrMemóriapt_BR
dc.subject.ptbrTeatro de grupopt_BR
dc.subject.ptbrMário Jorge Maninhopt_BR
dc.subject.enGarajal theatre troupept_BR
dc.subject.enMourning and griefpt_BR
dc.subject.enMemorypt_BR
dc.subject.enTheatrical troupept_BR
dc.subject.enMário Jorge Maninhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.orcidhttps:l/orcid"org/0009-0004-79 1 9-6460pt_BR
local.author.latteshfiat /laltes.çnpq.br 1358727 4577 7 09195pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9301-8821pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1364443962519272pt_BR
local.date.available2025-07-17-
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_fctavares.pdf7,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.