Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81600
Tipo: TCC
Título : O impacto causado pelos serviços de cloud gaming na intenção de consumo de jogos eletrônicos
Autor : Sousa, Juan Machado de
Tutor: Murakami, Luiz Carlos
Palabras clave en portugués brasileño: Jogos eletrônicos;Intenção de compra;Jogos na nuvem
Palabras clave en inglés: Electronic games;Purchasing intention;Cloud gaming
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : SOUSA, Juan Machado de. O impacto causado pelos serviços de cloud gaming na intenção de consumo de jogos eletrônicos. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Atuariais, Administração e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Considerando o tamanho do mercado consumidor e a influência dos jogos na economia brasileira, é importante destacar o papel do Cloud Gaming nesse contexto, devido à acessibilidade que oferece aos consumidores sem recursos para ingressar plenamente no mercado de jogos, seja devido à falta de software especializado ou aos altos impostos sobre jogos eletrônicos no Brasil. Dito isso, pesquisa-se sobre as consequências da implantação generalizada de jogos na nuvem, a fim de analisar qual o impacto causado pelos serviços de Cloud Gaming na intenção de compra do consumidor brasileiro. Para tanto, é necessário caracterizar o mercado brasileiro de jogos eletrônicos, relacionando-o com o poder de compra dos usuários, identificar como os impactos da implantação desses serviços afetam negativamente a forma convencional de se consumir jogos eletrônicos e relacionar os impactos do Cloud Gaming com a variação da intenção de compra dos usuários. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva, cujo propósito é descrever a realidade dos consumidores brasileiros de jogos eletrônicos, utilizando o formato de levantamento Survey com abordagem quantitativa. No contexto analisado, percebe-se que o mercado consumidor de jogos eletrônicos no Brasil é caracterizado por ter baixo poder aquisitivo e grande intenção de compra. Os consumidores buscam reduzir gastos mantendo a qualidade de seus jogos, e a maioria dos usuários está satisfeita com o serviço, com cerca de 60% utilizando-o pelo menos uma vez por semana e 97% com alta intenção de recomendá-lo. Dessa forma, confirma-se que os serviços de jogos na nuvem exercem um impacto significativo e relevante na variação da intenção de compra dos consumidores brasileiros de jogos eletrônicos.
Abstract: Considering the size of the consumer market and the influence of games on the Brazilian economy, it is important to highlight the role of Cloud Gaming in this context, due to the accessibility it offers to consumers without the means to fully enter the gaming market, whether due to a lack of specialized software or high taxes on video games in Brazil. With that said, research is being conducted on the consequences of widespread implementation of cloud gaming in order to analyze the impact caused by Cloud Gaming services on the purchasing intention of Brazilian consumers. In order to do so, it is necessary to characterize the Brazilian electronic gaming market, relating it to the purchasing power of users, identify how the impacts of implementing these services negatively affect the conventional way of consuming video games, and correlate the impacts of Cloud Gaming with the variation in users' purchasing intention. Thus, a descriptive research is being carried out, with the purpose of describing the reality of Brazilian consumers of video games, using a Survey format with a quantitative approach. In the analyzed context, it is observed that the consumer market for video games in Brazil is characterized by low purchasing power and a high intention to purchase. Consumers seek to reduce expenses while maintaining the quality of their games, and the majority of users are satisfied with the service, with around 60% using it at least once a week and 97% having a high intention to recommend it. Therefore, it is confirmed that cloud gaming services have a significant and relevant impact on the variation in the purchasing intention of Brazilian consumers of video games.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81600
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_jmsousa.pdf320,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.