Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81518
Tipo: TCC
Título : Estudo imunomolecular do papel da autofagia celular e do gene supressor PTEN no processo de malignização do câncer de cavidade oral e de lábio
Autor : Carvalho, Larisse da Costa
Tutor: Chaves, Filipe Nobre
Palabras clave en portugués brasileño: Autofagia;Neoplasias Bucais;Polimorfismo de Nucleotídeo Único
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Fecha de publicación : 2023
Citación : CARVALHO, Larisse da Costa. Estudo imunomolecular do papel da autofagia celular e do gene supressor pten no processo de malignização do câncer de cavidade oral e de lábio. 2023. 35 p. Monografia (Graduação em Odontologia). Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O câncer de boca é um conjunto de neoplasias malignas que afetam vários sítios anatômicos na região da cabeça e do pescoço. Atualmente, o Brasil apresenta a maior taxa de incidência da América do Sul e a segunda maior taxa de mortalidade. O consumo de tabaco e álcool são os fatores de risco mais clássicos associados ao seu desenvolvimento, no entanto, alguns estudos mostraram que fatores genéticos podem contribuir nesse processo, dentre eles, a via autofágica tem sido alvo de estudos por indicarem ter um envolvimento de efeito duplo, tanto na tumorigênese, quanto na atividade de supressão tumoral. Dito isso, o gene ATG6L1 foi o que mais pareceu estar envolvido nesse processo de carcinogênese. O objetivo do trabalho foi analisar variantes genéticas relacionadas à autofagia celular que influenciam a uma maior suscetibilidade às neoplasias malignas de região de cabeça e pescoço. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa acerca do câncer bucal. Para elaboração da pesquisa foi realizada a busca na base de dados PUBMED utilizando-se a combinação de descritores controlados, cadastrados no Medical Subject Headings (MesH): autophagy cancer, oral cancer, polymorphisms, ATG16L01. Os critérios de inclusão foram estudos primários sobre CCP; estudos disponíveis na íntegra. Como critério de exclusão definiu-se artigos repetidos nas bases de dados; artigos de opinião; artigos de reflexão e editoriais. Foram selecionados 5 artigos, entretanto 3 artigos seguiram os critérios de inclusão e exclusão. Destes trabalhos, os que utilizaram a técnica de isolamento e genotipagem dos genes relacionados com a formação do autofagossomo mostraram que o gene ATG10 rs1864183 pode estar relacionado com uma maior suscetibilidade para o desenvolvimento do câncer de laringe, o ATG2B rs3759601 com o câncer de faringe e ATG16L1 rs2241880 com carcinoma oral. Já o rs26537 de ATG12 foram significativamente associados ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço e achados sugerem que o mesmo está intimamente associado ao desenvolvimento e progressão maligna. Um estudo buscou associar a expressão imuno-histoquímica de ATG16L em carcinoma de células escamosas orais, observando que uma superexpressão foi significativamente associada ao estágio da doença, tamanho do tumor, metástase linfonodal e grau histológico, bem como influenciou a sobrevida global e o tempo de recorrência de pacientes. Logo, observa-se a importância da via autofágica na suscetibilidade do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mas o mecanismo molecular exato na etiologia desta neoplasia ainda não foi investigado. Para isso, estudos são necessários para confirmar as descobertas e mapear os tais mecanismos moleculares a fim de permitir intervenções precoces e até mesmo o desenvolvimento de medicamentos que venham a interferir nessas vias.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81518
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2786134383962697
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-6345-8156
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5750090814744576
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ODONTOLOGIA - SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_lccarvalho.pdf319,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.