Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81488| Type: | TCC |
| Title: | Integrar app: desenvolvimento e validação de aplicativo de educação permanente em saúde para melhoria do trabalho em equipe na atenção primária à saúde |
| Authors: | Braga, Janine Coelho Teixeira |
| Advisor: | Maciel, Jacques Antonio Cavalcante |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação Permanente;Equipe de Assistência ao Paciente;Tecnologia da Informação e Comunicação |
| Keywords in English : | Continuing Education;Health Care Team;Information and Communication Technology |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA |
| Issue Date: | 2023 |
| Citation: | BRAGA, Janine Coelho Teixeira. Integrar app: Desenvolvimento e validação de aplicativo de educação permanente em saúde para melhoria do trabalho em equipe na atenção primária à saúde. 2023. 25 p. Monografia (Graduação em Odontologia). Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023 |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho em equipe interprofissional é uma forma eficiente de estruturação, organização e aproveitamento das habilidades humanas, assim como possibilita uma visão o compartilhamento de tarefas e a necessidade de cooperação para alcançar objetivos comuns. Objetivou-se desenvolver e validar o aplicativo de plataforma móvel Integrar App para a melhoria do trabalho em equipe interprofissional na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo metodológico de produção tecnológica. A produção do aplicativo foi baseado no Design Instrucional Contextualizado. Para definir os principais conteúdos do aplicativo, foi realizado um estudo transversal prévio e revisão integrativa da literatura. Na fase de validação, a pesquisa aplicou o Método Delphi, que utiliza a seleção e participação de indivíduos especialistas de forma interativa, baseada em feedback e rodadas de respostas, conforme critérios definidos. Um total de 16 especialistas selecionados foram convidados a participar da validação via questionário. Na primeira fase de avaliação dos itens de conteúdo, aparência e funcionalidade do aplicativo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo entre 0,77 e 0,98. A média do coeficiente Alfa de Cronbach foi 0,83, determinando boa consistência interna do instrumento utilizado para validação do aplicativo. Pode-se concluir que o aplicativo Integrar App foi validado e obteve concordância do conteúdo entre os juízes na primeira avaliação. O aplicativo desenvolvido poderá ser complementar às ações de educação permanente em saúde, contribuindo para melhoria de aspectos relacionados ao trabalho em equipe no contexto da Atenção Primária à Saúde. |
| Abstract: | Interprofessional teamwork is an efficient way of structuring, organizing and taking advantage of human skills, as well as enabling a vision of task sharing and the need for cooperation to achieve common goals. The objective was to develop and validate the mobile platform application Integrar App to improve interprofessional teamwork in Primary Health Care. This is a methodological study of technological production. The production of the application was based on Contextualized Instructional Design. To define the main contents of the application, a previous cross-sectional study and an integrative literature review were carried out. In the validation phase, the research applied the Delphi Method, which uses the selection and participation of expert individuals in an interactive way, based on feedback and response rounds, according to defined criteria. A total of 16 selected specialists were invited to participate in the validation via questionnaire. In the first evaluation phase, the content,appearance and functionality of the application items obtained a Content Validity Index between 0.77 and 0.98. The average of Cronbach's alpha coefficient was 0.83, determining good internal consistency of the instrument used to validate the application. It can be concluded that the Integrar App application was validated and obtained content agrément among the judges in the first evaluation. The developed application may be complementary to permanent health education actions, contributing to the improvement of aspects related to teamwork in the context of Primary Health Care. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81488 |
| Author's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-0458-0538 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2534464842779627 |
| Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-2293-8433 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1844543447929112 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | ODONTOLOGIA - SOBRAL - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023_tcc_jctbraga.pdf | 513,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.