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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81441| Type: | Dissertação |
| Title: | Measuring accessibility as a capability: theoretical and practical implications for transport justice |
| Authors: | Ferreira, Lucas Sousa |
| Advisor: | Oliveira Neto, Francisco Moraes de |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Acessibilidade ao transporte local;Abordagem das capacidades;Rawls;Eqüidade (Direito);Justiça;Política de transporte urbano |
| Keywords in English : | Local trasit accessibility;Capability approach;Rawls;Equity;Justice;Urban transportation policy |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
| Issue Date: | 2023 |
| Citation: | FERREIRA, Lucas Sousa. Measuring accessibility as a capability: theoretical and practical implications for transport justice. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Embora a acessibilidade seja reconhecida como um fator determinante da equidade social, frequentemente sua avaliação é feita de forma simplificada, negligenciando heterogeneidades e condicionantes importantes que vão além do tempo de viagem. A literatura sobre justiça no campo dos transportes tem destacado o papel da abordagem das capacidades (AC) na consideração das restrições individuais na análise de acessibilidade, poucos estudos, porém, fizeram aplicações práticas neste campo. Como exemplo disso, nenhum estudo explorou a forma como a renda dos indivíduos, um determinante fundamental no acesso, impacta diretamente na acessibilidade, especialmente no contexto da abordagem das capacidades. Mesmo quando levada em consideração, a renda tende a ser analisada de forma agregada. Esse tipo de abordagem pode superestimar a acessibilidade dos indivíduos menos favorecidos e gerar vieses nas análises de equidade, e assim, subestimar as condições de pobreza e desigualdade na acessibilidade. Esta carência de aplicações empíricas resulta da ausência de propostas metodológicas, nos campos teóricos e práticos, para a medição da acessibilidade como capacidade. O presente trabalho tem por objetivo abordar estas questões. Com base na abordagem das capacidades, foi proposto um framework para o desenvolvimento de medidas de acessibilidade que observem as heterogeneidades dos indivíduos no acesso às oportunidades. Como seria o padrão metodológico para o desenvolvimento de medidas de acessibilidade como capacidade? Para responder a esta pergunta, foi desenvolvido um framework com três vertentes. Em primeiro lugar, propõe-se uma definição formal para as medidas de acessibilidade como capacidade. Complementarmente, propõe-se então os critérios específicos para garantir a compatibilidade entre a abordagem das capacidades, as medidas de acessibilidade e os objetivos na avaliação da equidade. Por fim, sugere-se uma abordagem para operacionalizar o framework teórico, de modo a integrar a abordagem das capacidades no desenvolvimento de métricas de acessibilidade. Com isso, buscou-se contribuir para o avanço da discussão sobre a justiça nos transportes no âmbito teórico do desenvolvimento de indicadores de acessibilidade. Partindo do framework proposto, avançou-se em uma proposta de método de operacionalização da abordagem das capacidades no âmbito da acessibilidade. A proposição metodológica consistiu no desenvolvimento de um indicador de acessibilidade como capacidade, bem como do seu método de aplicação. O indicador altera as medidas de oportunidades cumulativas de modo a considerar a gama de heterogeneidades dos indivíduos. O método proposto foi aplicado em um estudo de caso na cidade de Fortaleza (Brasil), analisando a acessibilidade ao emprego dos chefes de família e explorando as possíveis implicações na análise de desigualdade e pobreza. Os resultados revelaram que, ao desconsiderar a renda e demais restrições individuais nas medidas de acessibilidade, a desigualdade na acessibilidade pode-se subestimar a desigualdade, medida pela razão de Palma, em mais de três vezes. Numa perspectiva de suficiência, a inclusão das restrições individuais também aumentou substancialmente a taxa de pobreza estimada. Tais resultados tem duas implicações principais. Em primeiro lugar, ao não se considerar as restrições individuais, a condição real de privação no acesso às oportunidades enfrentadas pelos indivíduos é ignorada. Em segundo lugar, esses vieses nas análises de desigualdade e de pobreza na acessibilidade podem resultar em políticas que não abordam corretamente as injustiças urbanas. Assim, os resultados encontrados demonstram como a desconsideração do impacto das restrições individuais no acesso às oportunidades pode alterar substancialmente a avaliação de justiça, tanto do ponto de vista da análise de desigualdade quanto de pobreza. Isso evidencia a necessidade latente de avanços metodológicos na medição e avaliação da justiça no campo dos transportes. |
| Abstract: | Although accessibility is recognised as a pivotal determinant of social equity, its evaluation is often oversimplified by neglecting heterogeneities and essential factors beyond travel time. Transport justice literature has emphasised the role of the capability approach (CA) in treating individual aspects in accessibility analysis, however, few studies have built practical applications in the field. For instance, no study has explored how individual income, a core determinant of access, directly impacts accessibility, especially in the CA context. Even when considering income, studies often focus on aggregate approaches that are based on averages. These approaches may overestimate the accessibility of the least advantaged and bias equity analyses by underestimating poverty and inequality. This lack of studies is a result of the dearth of both theoretical and operational methodological approaches on accessibility-as-capability measurement. This dissertation aims to address these issues. We built on CA a comprehensive framework for accessibility measure development by observing individuals’ heterogeneities in access. What should be the guiding design for shaping an accessibility-as-capability measure? To answer this question, we developed a three-fold framework. First, we propose a formal definition for accessibility-as-capability measures. Second, we propose specific criteria to ensure compatibility among CA, accessibility measures, and justice assessment purposes. Third, we propose an operational pathway to integrate CA into the development of accessibility metrics, thereby contributing to advancing the discourse on transport justice. We advance CA operationalisation in the accessibility domain by building on the framework an accessibility-as-capability measure, in addition to a method of application. This measure adapts a cumulative opportunity measure (COM) to account for individual heterogeneity. We applied it in a case study regarding the job accessibility of the head of household in Fortaleza (Brazil) and analysed its implications on inequality and poverty analysis. The results revealed that, without accounting for individual constraints in accessibility measures, such as income and education, inequality in accessibility, as measured by the Palma ratio, might be underestimated by more than three times. From a sufficiency perspective, individuals’ constraints inclusion also substantially raises the poverty rate in terms of accessibility, revealing up to 92.5% more people living in chronic poverty when compared to COM measure. This finding reveals a two-fold implication. First, by not considering individual constraints, we do not know the real conditions of deprivation faced by the population regarding access to opportunities. Second, this bias in inequality and deprivation analyses could result in policies that do not properly address injustices. These results demonstrate how not accounting for individuals’ constraints on access could substantially change justice assessment from both equality and sufficiency perspectives and highlight the need for advancements in transport justice measurement and evaluation. |
| Description in Brazilian Portuguese: | Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81441 |
| Author's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-9136-1447 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8063006846677463 |
| Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-7756-4619 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7671802407202251 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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