Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81400| Tipo: | TCC |
| Título : | Ilustração e interatividade: design de experiências imersivas em espaços abertos |
| Autor : | Vieira, Matheus Gabriel Raulino |
| Tutor: | Vieira, Roberto César Cavalcante |
| Co-asesor: | Brasil, Aléxia Carvalho |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Design de interação;Ilustração;Imersão;Exposição |
| Palabras clave en inglés: | Interaction design;Illustration;Immersion;Exhibition |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | VIEIRA, Matheus Gabriel Raulino. Ilustração e interatividade: design de experiências imersivas em espaços abertos. 2025. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Com o avanço das tecnologias digitais e o crescente interesse por experiências interativas, a fusão entre arte e interatividade tem se destacado como uma forma inovadora de criar experiências imersivas. Dessa forma, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma exposição interativa ilustrada para espaços abertos, utilizando projeções mapeadas. A pesquisa, fundamentada na metodologia Design Science Research, foi estruturada em três fases: pesquisa, desenvolvimento e conclusão. Na fase de pesquisa, foram analisadas referências bibliográficas e projetos similares, abordando temas como ilustração, interação, suas tipologias e contribuições para a imersão. O desenvolvimento do projeto foca na criação de uma exposição interativa tendo o gênero terror como estudo de caso. A exposição combina ilustração digital, animação quadro a quadro e o uso de cores como reforço emocional. Na fase de conclusão, a exposição foi analisada com os mesmos critérios aplicados à avaliação dos projetos similares, considerando o impacto da interatividade e da imersão. O trabalho evidencia como a interatividade pode potencializar a ilustração, transformando a relação do público com a obra e proporcionando novas possibilidades de experimentação em espaços urbanos abertos. |
| Abstract: | With the advancement of digital technologies and the growing interest in interactive experiences, the fusion of art and interactivity has emerged as an innovative way to create immersive experiences. Thus, this study proposes the development of an interactive illustrated exhibition for open spaces, using projection mapping. The research, based on the Design Science Research methodology, was structured into three phases: research, development, and conclusion. In the research phase, bibliographic references and similar projects were analyzed, addressing topics such as illustration, interaction, its typologies, and contributions to immersion. The development phase focuses on creating an interactive exhibition, using the horror genre as a case study. The exhibition combines digital illustration, frame-by-frame animation, and the use of colors as emotional reinforcement. In the conclusion phase, the exhibition was analyzed using the same criteria applied to the evaluation of similar projects, considering the impact of interactivity and immersion. This study highlights how interactivity can enhance illustration, transforming the audience's relationship with the artwork and offering new possibilities for experimentation in open urban spaces. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81400 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7561468816107323 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8887946636921401 |
| Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/5770657601431541 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | DESIGN - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_mgrvieira.pdf | 6,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.