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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81361| Tipo: | TCC |
| Título : | Design computacional como meio de expressão criativa: uma investigação experimental |
| Autor : | Vasconcelos, Gustavo Barreto Holzmann de |
| Tutor: | Cunha, Aura Celeste Santana |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Design Computacional;Design;Investigação experimental;Expressão criativa |
| Palabras clave en inglés: | Computational Design;Design;Experimental Investigation;Creative expression |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | VASCONCELOS, Gustavo Barreto Holzmann de. Design computacional como meio de expressão criativa: uma investigação experimental. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem como objetivo explorar os principais paradigmas do Design Computacional enquanto processos e técnicas que podem ser aplicadas com finalidades -além das aplicações projetuais - relacionadas à expressão criativa. Pretende-se, também, demarcar os aspectos únicos deste tipo de manifestação, caracterizada pela utilização do computador, inspirada por categorias criativas tradicionais, como a pintura. Para isso, foi realizada uma investigação bibliográfica para delimitar conceitos centrais a discussão, como algoritmo, aleatoriedade, expressão criativa e a própria área do Design Computacional, além de seus principais paradigmas: Design Paramétrico, Generativo e Algorítmico. Nesse processo, foram descritos e agrupados diferentes tipos de algoritmos, originados a partir dessas subáreas, que podem interagir entre si, gerando combinações únicas. Essas categorias possibilitaram a fase seguinte, na qual, a partir de um estudo sobre a Arte Abstrata e alguns de seus principais expoentes, como Kandinsky, Mondrian e Pollock, foram analisadas obras desses artistas, identificando-se técnicas características em seu processo criativo. Usando essa análise como base, foram desenvolvidos três algoritmos que se enquadram nas categorias conceituais descritas anteriormente, e que traduzem computacionalmente uma técnica específica de cada um dos pintores, criando diferentes produtos gráficos e artísticos a partir desta investigação experimental. Esses resultados serviram de base para fundamentar a discussão empírica com as formas criativas mais tradicionais, demonstrando a singularidade que cada categoria do Design Computacional pode permitir em um contexto de expressão criativa. |
| Abstract: | This study aims to explore the main paradigms of Computational Design as processes and techniques that can be applied not only for project-based applications but also for purposes related to creative expression. It also seeks to highlight the unique aspects of this type of manifestation, characterized by the use of computers and inspired by traditional creative categories, such as painting. To achieve this, a bibliographic investigation was conducted to define key concepts for discussion, including algorithm, randomness, creative expression, and the field of Computational Design itself, as well as its main paradigms: Parametric, Generative, and Algorithmic Design. In this process, different types of algorithms originating from these subfields were described and categorized, showcasing their potential for interaction and the generation of unique combinations. These categories enabled the next phase, in which, through a study of Abstract Art and some of its key figures, such as Kandinsky, Mondrian, and Pollock, works by these artists were analyzed to identify distinctive techniques in their creative processes. Based on this analysis, three algorithms were developed, each corresponding to one of the previously described conceptual categories and computationally translating a specific technique from each painter. These algorithms generated different graphic and artistic outputs as part of this experimental investigation. The results served as a foundation for an empirical discussion comparing computational creative approaches with more traditional artistic methods, demonstrating the niqueness that each category of Computational Design can offer in a creative expression context. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81361 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5431879587000564 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3307245685029415 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | DESIGN - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_gbhvasconcelos.pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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