Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81351| Tipo: | TCC |
| Título: | Uma proposta para educação musical de adolescentes a partir da vivência com coro cênico |
| Autor(es): | Amancio, Israel Levi Nogueira |
| Orientador: | Viana Júnior, Gerardo Silveira |
| Palavras-chave em português: | Coro cênico;Educação musical;Escola pública;Ensino de artes |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | AMANCIO, Israel Levi Nogueira. Uma proposta para educação musical de adolescentes a partir da vivência com coro cênico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | A prática do canto coral como ferramenta de educação musical é amplamente reconhecida por autores como Marsola e Mathias, bem como por estudiosos das abordagens pedagógicas de Kodály, Orff e Jaques-Dalcroze. Participar de coros pode desenvolver habilidades vocais, competências de trabalho em equipe, concentração, disciplina e sensibilidade musical. A abordagem do Coro Cênico, que combina música, teatro e dança, pode enriquecer ainda mais essa experiência. O objetivo geral deste estudo é analisar uma abordagem para o desenvolvimento de um Coro Cênico em uma escola de ensino médio. Os objetivos específicos incluem identificar os desafios e possibilidades dessa prática no ambiente escolar; analisar as habilidades e as competências artísticas desenvolvidas pelos estudantes; e identificar estratégias de escolha de repertório que contemplem as referências musicais dos alunos. A pesquisa foi conduzida através de uma abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, utilizando a observação participante, análise documental e grupo focal com os sujeitos. Percebemos que a participação ativa dos sujeitos no projeto coral permitiu uma compreensão aprofundada das dinâmicas e demandas do ambiente escolar. Identificaram-se estratégias para a implementação de um Coro Cênico em escola pública, bem como desafios a serem enfrentados. Os resultados sugerem que a prática do Coro Cênico promove o desenvolvimento de competências musicais, expressivas e sociais. O estudo propõe que a implementação de um Coro Cênico em escola pública não apenas pode enriquecer a formação artística dos alunos, mas também promover habilidades sociais e emocionais. A experiência pedagógica vivenciada pode servir como referência para educadores musicais interessados em explorar práticas pedagógicas integradoras, contribuindo para uma educação musical mais democrática e abrangente. A prática do Coro Cênico transparece ser uma abordagem eficaz para o desenvolvimento integral dos estudantes, unindo música, teatro e dança em uma experiência artística completa e significativa. |
| Abstract: | The practice of choral singing as a tool for music education is widely recognized by scholars such as Marsola and Mathias, as well as by researchers of the pedagogical approaches developed by Kodály, Orff, and Jaques-Dalcroze. Participation in choirs contributes to the development of vocal skills, teamwork, concentration, discipline, and musical sensitivity. The Scenic Choir approach, which combines music, theater, and dance, further enhances this experience. This study aims to analyze an approach for implementing a Scenic Choir in a public high school. The specific objectives are: to identify. the challenges and opportunities of this practice within the school environment; to analyze the artistic skills and competencies developed by the students; and to identify repertoire selection strategies that incorporate students’ musical backgrounds. The research was conducted using a qualitative methodology, characterized as action research, with data collected through participant observation, document analysis, and focus groups. The active involvement of students in the choir project enabled a deeper understanding of the school dynamics and demands. Strategies for implementing a Scenic Choir in public schools were identified, along with the challenges to be addressed. The results suggest that the practice of the Scenic Choir promotes the development of musical, expressive, and social competencies. It is proposed that implementing a Scenic Choir in public schools can enrich students' artistic training and foster social and emotional skills. The pedagogical experience described may serve as a reference for music educators interested in exploring integrative and inclusive pedagogical approaches. The Scenic Choir approach proves to be an effective strategy for students’ holistic development, combining music, theater, and dance in a meaningful artistic experience. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81351 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3209219744061721 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3713032970984293 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PROFARTES - Artigos defendidos na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_art_ilnamancio.pdf | 623,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| 2025_pe_ilnamacio.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.