Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81307
Tipo: TCC
Título: Desafios em busca do omnichannel: Um estudo de caso sobre a integração de mídias offline e online por uma empresa do setor de farmácias
Autor(es): Ramos, Lilian
Orientador: Ferreira, Fabiana Nogueira Holanda
Palavras-chave em português: Omnichannel;Mídias offline;Mídias online;Comunicação integrada de marketing;Farmácias
Palavras-chave em inglês: Omnichannel;Offline media;Online media;Integrated marketing communication;Pharmacies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Data do documento: 2023
Citação: RAMOS. Lilian. Desafios em busca do omnichannel: um estudo de caso sobre a integração de mídias offline e online por uma empresa do setor de farmácias. 2023. 54 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Atuariais, Administração e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor é um desafio importante. Consumidores estão presentes por toda a parte e utilizando diferentes canais de comunicação, o que requer das empresas a adaptação de suas estratégias para proporcionar uma experiência consistente e personalizada. Unir os canais de comunicação para potencializar o alcance das campanhas é uma tendência de varejo cada vez mais adotada por conta de seus resultados positivos para as empresas desse segmento. Omnichannel na comunicação integrada de marketing é a denominação para a estratégia de integração entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os desafios na gestão da comunicação integrada de marketing através da integração omnichannel entre mídias online e offline em uma empresa do setor de farmácias. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso. A investigação foi desenvolvida com a participação de oito respondentes divididos entre publicitários da agência de publicidade e membros da equipe de marketing do caso analisado. As técnicas de pesquisa utilizadas para o levantamento das informações foram a entrevista estruturada, através de roteiro de entrevista com análise dos dados por análise de conteúdo. Após a análise dos resultados observou-se que a integração de mídias offline e online é uma tendência em ascensão no setor de farmácias, exigindo que as empresas estejam prontas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse ambiente. O presente estudo contribuiu para conhecer e entender como uma organização do segmento de farmácias lida com as dificuldades e enxerga perspectivas de melhoria dos negócios no contexto da comunicação integrada de marketing. A integração entre mídias offline e online é uma estratégia que vem se consolidando, e as empresas devem estar preparadas para adotá-la para que se mantenham competitivas, fortaleçam suas posições no mercado e correspondam às expectativas de seus consumidores.
Abstract: Keeping up with changes in consumer behavior is a major challenge. Consumers are present everywhere using different communication channels, which requires companies to adapt their strategies to provide a consistent and personalized experience to the consumer. Uniting communication channels to enhance the reach of campaigns is a retail trend that is increasingly adopted due to its positive results for companies in this segment. Here's omnichannel, a cross- channel integration strategy that organizations use to improve their user experience and better relationships with their audience at touchpoints. The general objective of this research is to understand the challenges in the management of integrated marketing communication through the integration between online and offline media in a company in the pharmacy segment. The methodology used is a qualitative research, based on a case study. The investigation was developed with the participation of eight interviewees divided between publicists from the advertising agency and members of the marketing team of the company analyzed. The research techniques used to gather information were a structured interview through an interview script and data interpretation was done through content analysis. After all, it was inferred that the integration of offline and online media is the rising trend in the pharmacy sector, requiring companies to be ready to face the challenges and take advantage of the opportunities that arise in this environment. The present study contributed to knowing and understanding how an organization in the pharmacy segment deals with difficulties and sees perspectives for business improvement in the context of integrated marketing communication. The integration between offline and online media is a strategy that has been consolidating, and companies must be prepared to adopt it to remain competitive, strengthen their positions in the market and correspond to the expectations of their customers.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81307
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6779899501563993
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lramos.pdf628,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.