Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81299
Type: TCC
Title: A influência da marca no terceiro setor: Ong adote um bigode
Authors: Souza, Wanessa Rubens de
Advisor: Murakami, Luiz Carlos
Keywords in Brazilian Portuguese : Influência da marca;Terceiro setor;Organizações não governamentais
Keywords in English : Brand influence;Third sector;Non-governmental organizations
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2023
Citation: SOUZA. Wanessa Rubens de. A influência da marca no terceiro setor: Ong adote um bigode. 2023. 69 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Atuariais, Administração e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na presente monografia, abordou a influência da marca no terceiro setor, especificamente em uma ONG que luta pela causa animal, com o objetivo de analisar a influência da imagem da marca sem fins lucrativos. Especificamente, identificar o perfil dos usuários ou doadores e mensurar a imagem da marca percebida pelos usuários/doadores da ONG. Para a investigação empírica, foi utilizado como objeto a ONG Adote um bigode, que atua na cidade de Fortaleza, e se responsabiliza pelos resgates de gatos em seus lares temporários, cuida e promove adoção dos animais pelas redes sociais. A análise se ampara nos estudos de marcas sem fins lucrativos de Michel e Rieunier (2012). A metodologia realiza-se através da abordagem quantitativa e descritiva. Para o estudo, foi elaborado um questionário aplicado com os seguidores do perfil da ONG Adote um bigode, na rede social Instagram, onde centraliza a maioria do público engajado com as atividades da ONG. Os resultados sugerem que a ONG Adote um bigode pode ser considerada uma marca forte. Apenas a dimensão dinamismo apresentou um percentual abaixo dos 70% de concordância dos itens, o que pode indicar que algumas ações da ONG foram percebidas pelos respondentes não serem tão modernas e inovadoras. Por fim, a intenção dos respondentes em relação a doar dinheiro e tempo, os percentuais também foram abaixo de 70%, mas tiveram opiniões neutras a respeito da contribuição de dinheiro (11,58%) e de tempo pessoal (13,68%).
Abstract: In the present monograph, the influence of the brand in the third sector was approached, specifically in an NGO that fights for the animal cause, with the objective of analyzing the influence of the non-profit brand image. Specifically, identify the profile of users or donors and measure the brand image perceived by users/donors of the NGO. For the empirical investigation, the NGO Adote um mustache was used as an object, which operates in the city of Fortaleza, and is responsible for rescuing cats in their temporary homes, takes care of and promotes the adoption of animals through social networks. The analysis is based on studies of non-profit brands by Michel and Rieunier (2012). The methodology is carried out through a quantitative and descriptive approach. For the study, a questionnaire was applied to the followers of the profile of the NGO Adote um moustache, on the social network Instagram, where the majority of the public engaged with the activities of the NGO is centralized. The results suggest that the NGO Adote um mustache can be considered a strong brand. Only the dynamism dimension had a percentage below 70% of item agreement, which may indicate that some NGO actions were perceived by respondents as not being so modern and innovative. Finally, the respondents' intention in relation to donating money and time, the percentages were also below 70%, but they had neutral opinions regarding the contribution of money (11.58%) and personal time (13.68%).
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81299
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0453509668554064
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6835466970889241
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_wrsouza.pdf1,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.