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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81254| Tipo: | TCC |
| Título: | Capacitação para concursos públicos por meio do design de serviços: uma proposta da plataforma foco |
| Autor(es): | Freire, Luciana Vanderley |
| Orientador: | Oliveira, Emilio Augusto Gomes de |
| Palavras-chave em português: | Design de serviço;Concursos públicos;Educação |
| Palavras-chave em francês: | Design de Services;Concours Publics;Éducation |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | FREIRE, Luciana Vanderley. Capacitação para concursos públicos por meio do design de serviços: uma proposta da plataforma foco. 2025. 166 f. Monografia (Curso de Design) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a proposição de um serviço que amplie o acesso à capacitação para concursos públicos por meio do Design de Serviços, democratizando uma área tradicionalmente elitizada. O estudo levanta discussões sobre equidade, representatividade e inclusão social no contexto do setor público. A metodologia utilizada envolveu três métodos de coleta de dados descritos por Osterwalder et al. (2019): O Detetive de Dados, O Imitador e O Cientista, que possibilitaram uma análise aprofundada do perfil dos concurseiros e das necessidades desse público. A metodologia projetual foi apoiada nos conceitos apresentados por Stickdorn e Schneider (2010) e Osterwalder et al. (2019). O principal resultado do estudo foi a proposição da plataforma FOCO, que busca democratizar o acesso à capacitação para concursos públicos, tornando-a mais acessível, inclusiva e adaptada às necessidades dos candidatos por meio da utilização de inteligência artificial. |
| Résumé: | Ce travail a pour objectif de proposer un service qui élargit l'accès à la préparation aux concours publics par le biais du Design de Services, démocratisant ainsi un domaine traditionnellement élitiste. L'étude aborde des questions d'équité, de représentativité et d'inclusion sociale dans le contexte du secteur public. La méthodologie utilisée a impliqué trois méthodes de collecte de données décrites par Osterwalder et al. (2019) : Le Détective des Données, L'Imitateur et Le Scientifique, permettant une analyse approfondie du profil des candidats aux concours et de leurs besoins. La méthodologie de conception s'est appuyée sur les concepts présentés par Stickdorn et Schneider (2010) et Osterwalder et al. (2019). Le principal résultat de l'étude a été la proposition de la plateforme FOCO, qui vise à démocratiser l'accès à la formation pour les concours publics, en la rendant plus accessible, inclusive et adaptée aux besoins des candidats grâce à l'utilisation de l'intelligence artificielle. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81254 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0791834834344536 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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