Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81170Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Uchôa Júnior, Antônio Mauro de Souza | - |
| dc.contributor.author | Maia, Ana Cristina Nogueira | - |
| dc.contributor.author | Araújo, Jair Andrade de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-04T12:36:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-04T12:36:56Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | UCHÔA JÚNIOR, Antônio Mauro de Souza ; MAIA, Ana Cristina Nogueira ; ARAÚJO, Jair Andrade de. Avaliação da Política de Permanência dos Discentes nos cursos de Ciências Agrárias no Brasil. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.33, n.127, p. 1-25, abr./jun. 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81170 | - |
| dc.description.uri | chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/ensaio/a/3vrsmp98Fz8wmRfc77VrTTR/?format=pdf&lang=pt | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Ensaio: Avaliação de Politicas Publicas em Educação | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Avaliação da Política de Permanência dos Discentes nos cursos de Ciências Agrárias no Brasil | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este artigo analisa o impacto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) na permanência dos estudantes de Ciências Agrárias nas universidades públicas brasileiras no período pós-pandêmico. Utiliza-se dados do Censo da Educação Superior de 2022 e a metodologia dose-resposta, considerando como a intensidade da participação no Pnaes influencia as taxas de evasão. Os resultados indicam uma relação não linear entre a proporção de estudantes beneficiados pelo Pnaes e a taxa de evasão, revelando que, embora o programa seja essencial, enfrenta limitações, que foram exacerbadas pelas condições socioeconômicas desafiadoras do período pós-pandêmico. A pesquisa sugere a necessidade de uma ampliação e reformulação do Pnaes para atender de forma mais eficaz as demandas emergentes e garantir a inclusão e a permanência dos estudantes no Ensino Superior. | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003305106 | - |
| dc.subject.ptbr | Educação | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Ensino Superior | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Ciências Agrárias | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0009-0006-3920-2138 | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3031-3951 | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6297-9558 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3154534382895523 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2030748558567631 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7374641262802257 | pt_BR |
| local.date.available | 2025 | - |
| Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_art_amsuchôajúnior.pdf | 675,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.