Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Georgia Albuquerque de Toledo-
dc.contributor.authorFreitas, Rebeca Rocha-
dc.date.accessioned2025-05-27T13:59:10Z-
dc.date.available2025-05-27T13:59:10Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFREITAS, Rebeca Rocha. A indissociabilidade do cuidar e educar na educação infantil: por uma pedagogia dos cuidados. 2024. 67 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81069-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the relationship between care and education as inseparable actions in early childhood education, as established by current legislation. Among the authors referenced to support this work are Ariès (1978), Falk (2010), Libardi and Castro (2017), Carmo and Cintra (2017), and Brazilian Education Laws. The methodology employed was analytical documental research based on public notices for the selection and hiring of teaching assistants and teachers in the city of Fortaleza. After data collection, a comparative documentary analysis was conducted to examine how the inseparability of care and education is reflected in the roles of early childhood education professionals. The most significant findings highlight the practical challenges of achieving this inseparability, as each process is carried out by different actors with distinct guidelines regarding their responsibilities, thereby reinforcing a dissociation between care and education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA indissociabilidade do cuidar e educar na educação infantil: por uma pedagogia dos cuidadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo tem o objetivo de analisar a relação entre cuidar e educar como ações indissociáveis na educação infantil, tal como está na legislação que, hoje, a normatiza. Dentre os autores pesquisados para fundamentar este trabalho, destacam-se a Ariès (1978), Falk (2010), Libardi e Castro (2017), Carmo e Cintra (2017) e a Legislação Brasileira de Educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa analítica documental realizada a partir de editais para seleção e concursos de assistentes e de professores na cidade de Fortaleza. Após o levantamento dos dados, foi realizada a análise documental e comparativa que busca entender, nas atribuições de cada profissional da educação infantil, a indissociabilidade entre o cuidar e o educar. As conclusões mais relevantes apontam para a dificuldade de conseguir, na prática, a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, uma vez que cada um dos processos está sendo realizado por atores diferentes e com orientações diferentes em relação às suas atribuições, fazendo, assim, a dissociação entre o cuidar e o educar.pt_BR
dc.title.enThe indissociability of care and education in early childhood education: for a pedagogy of carept_BR
dc.subject.ptbrEducação infantilpt_BR
dc.subject.ptbrCuidarpt_BR
dc.subject.ptbrEducarpt_BR
dc.subject.ptbrInfânciapt_BR
dc.subject.enEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.enCarept_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enChildhoodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8975359784018659pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9494976580342305pt_BR
local.date.available2025-05-27-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_rrfreitas.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.