Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81018
Tipo: Dissertação
Título : Contribuições do jogo Dimensões: aprendizagem baseada em jogos no ensino de física
Autor : Herculano, Reginaldo Lourenço
Tutor: Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
Palabras clave en portugués brasileño: Aprendizagem baseada em jogos;Ensino de Física;Impulso e quantidade de movimento;Metodologias ativas;Jogos educativos
Palabras clave en inglés: game-based learning;Physics teaching;Impulse and momentum;Active methodologies;Educational games
Fecha de publicación : 2025
Citación : HERCULANO, R. L. Contribuições do jogo Dimensões: aprendizagem baseada em jogos no ensino de física. 2025. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de Física na educação básica frequentemente enfrenta desafios relacionados à falta de interesse dos alunos, devido ao foco excessivo na memorização de fórmulas e na resolução de exercícios descontextualizados. Esta dissertação propõe uma abordagem inovadora, utilizando metodologias ativas, em particular a Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), para tornar o ensino de Física mais envolvente e eficaz. O jogo educativo digital de tabuleiro Dimensões, desenvolvido no contexto desta pesquisa, visa facilitar a aprendizagem dos conceitos de impulso e quantidade de movimento, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico. A pesquisa foi fundamentada nas teorias de Vygotsky, Piaget, Wallon, Ausubel e Csikszentmihalyi, que enfatizam o papel ativo do aluno na construção do conhecimento e o estado de imersão durante o aprendizado. O estudo teve como objetivos principais o desenvolvimento e a implementação do jogo Dimensões, a promoção do engajamento e da motivação dos alunos, e a avaliação do impacto pedagógico do jogo na compreensão dos conceitos de Física, além do desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, como trabalho em equipe e comunicação. Os resultados indicaram que a utilização do jogo aumentou significativamente o interesse e a participação dos alunos nas aulas de Física, ao mesmo tempo que facilitou a compreensão dos conteúdos e promoveu o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. O feedback dos alunos foi amplamente positivo, ressaltando o caráter divertido e eficaz da abordagem lúdica adotada. Conclui-se que a Aprendizagem Baseada em Jogos, quando bem aplicada, pode superar os desafios do ensino tradicional de Física, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo, acessível e relevante para os estudantes.
Abstract: The teaching of Physics in basic education often faces challenges related to the lack of student interest, due to an excessive focus on memorizing formulas and solving decontextualized exercises. This dissertation proposes an innovative approach, using active methodologies, particularly Game-Based Learning (GBL), to make the teaching of Physics more engaging and effective. The digital educational board game Dimensões, developed within the context of this research, aims to facilitate the learning of the concepts of impulse and momentum, promoting a collaborative and dynamic learning environment. The research is grounded in the theories of Vygotsky, Piaget, Wallon, Ausubel, and Csikszentmihalyi, which emphasize the active role of the student in knowledge construction and the state of immersion during learning. The main objectives of the study were the development and implementation of the game "Dimensions," the promotion of student engagement and motivation, and the evaluation of the pedagogical impact of the game on the understanding of Physics concepts, as well as the development of cognitive and socio-emotional skills, such as teamwork and communication. The results indicated that the use of the game significantly increased student interest and participation in Physics classes, while also facilitating content comprehension and promoting the development of social and emotional competencies. Student feedback was overwhelmingly positive, highlighting the fun and effective nature of the playful approach adopted. It is concluded that Game-Based Learning, when well applied, can overcome the challenges of traditional Physics teaching, making the teaching-learning process more inclusive, accessible, and relevant to students.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81018
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5396850632263675
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_rlherculano.pdf8,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.