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Tipo: Dissertação
Título: A escuta dos bebês e das crianças bem pequenas na elaboração do planejamento pedagógico das/os professoras/es
Autor(es): Silva, Rayane Maria Laurentino
Orientador: Cruz, Silvia Helena Vieira
Palavras-chave em português: Escuta;Planejamento;Educação infantil
Palavras-chave em inglês: Listening;Planning;Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, Rayane Maria Laurentino. A escuta dos bebês e das crianças bem pequenas na elaboração do planejamento pedagógico das/os professoras/es. 2025. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o papel da escuta dos bebês e das crianças bem pequenas na elaboração do planejamento pedagógico pelas/os professoras/es da Educação Infantil. Por sua vez, os três objetivos específicos foram: I) Apreender as concepções que os professores da Educação Infantil têm acerca da escuta dos bebês e das crianças bem pequenas; II) Identificar as estratégias de escuta dos bebês e das crianças bem pequenas desenvolvidas pelos professores de Educação Infantil; III) Investigar como a escuta dos bebês e crianças bem pequenas é considerada no planejamento pedagógico no contexto da Educação Infantil. Este estudo teve como base teórica as contribuições de Ariès (1981), Barbosa e Horn (2008), Campos (2008), Sarmento (2004) e Kuhlmann Jr. (1998), para discutir os conceitos de crianças, infâncias e Educação Infantil. Além disso, fundamentamos nossa análise em Malaguzzi (1996), Formosinho e Oliveira-Formosinho (2019), Friedman (2020), Rinaldi (2021), Ostetto (2000), Ribeiro (2022), Hoyuelos (2019, 2021) e Fochi (2019) para construir conceitos relacionados às Pedagogias Participativas, à escuta das crianças, à documentação pedagógica e ao planejamento. Por fim, recorremos aos estudos de Sales (2007), Arce (2001), Ortiz (2007), Campos (2008), Lino (2018), Freire (2014), Kramer (2005), Ostetto (2017) e Barbosa e Horn (2001), para conceituar a relação do papel do professor na Educação Infantil a partir de uma perspectiva histórica. Em nossa metodologia utilizamos os princípios da Abordagem Qualitativa (Minayo, 1994; Bogdan, Biklen, 1994), configurando-se como uma pesquisa de campo com inspirações do tipo etnográficas (André, 1995). A observação participante (André, 1995) foi utilizada para a geração de dados, com foco na prática pedagógica e na participação das crianças, junto à entrevista-semiestruturada (André, 1995; Manzini, 1991) para ouvir as professoras das duas turmas. Os participantes e o contexto da pesquisa foram duas professoras, uma do berçário e outra de uma turma de Infantil II, de um Centro de Educação Infantil (CEI) público situado em Fortaleza 3 CE. Os dados construídos evidenciaram que, para que a escuta se efetive na Educação Infantil, ela precisa estar amparada por uma organização de tempos e espaços, que favoreça a sua realização. Além disso, é fundamental utilizar estratégias de observação e documentação para devolver às crianças o que foi escutado. Dessa forma, a escuta se consolida não apenas como uma prática pedagógica, mas como um princípio que orienta e transforma as relações e os processos de aprendizagem na infância.
Abstract: This research aimed to analyze the role of listening to babies and young children in the development of pedagogical planning by early childhood education teachers. This general objective unfolded into three specific objectives: (I) To understand the conceptions that early childhood education teachers have regarding listening to babies and young children; (II) To identify the listening strategies for babies and young children developed by early childhood education teachers; and (III) To investigate how listening to babies and young children is considered in pedagogical planning in the context of early childhood education. This study was theoretically based on the contributions of Ariès (1981), Barbosa and Horn (2008), Campos (2008), Sarmento (2004) e Kuhlmann Jr. (1998), to discuss the concepts of children, childhood, and early childhood education. Furthermore, it was grounded in the works of Malaguzzi (1996), Formosinho and Oliveira-Formosinho (2019), Friedman (2020), Rinaldi (2021), Ostetto (2000), Ribeiro (2022), Hoyuelos (2019, 2021), and Fochi (2019) to construct concepts related to Participatory Pedagogies, listening to children, pedagogical documentation, and planning. Finally, Sales (2007), Arce (2001), Ortiz (2007), Campos (2008), Lino (2018), Freire (2014), Kramer (2005), Ostetto (2017), and Barbosa and Horn (2001) were used to conceptualize the teacher's role in early childhood education from a historical perspective. Methodologically, the study was based on the principles of Qualitative Approach (Minayo, 1994; Bogdan, Biklen, 1994) and configured as field research with ethnographic inspirations (André, 1995). Data generation techniques included participant observation (André, 1995), focusing on pedagogical practice and children's participation, and semi-structured interviews (André, 1995; Manzini, 1991) with the teachers of the two groups. The participants and the research context consisted of two teachers, one from the nursery and the other from an Infant II group, at a public Child Education Center (CEI) in Fortaleza 3 CE. The constructed data showed that, for listening to be effective in early childhood education, it needs to be supported by an organization of time and space that facilitates its realization. Furthermore, it is essential to use observation and documentation strategies to return to the children what has been heard. In this way, listening becomes not only a pedagogical practice but a principle that guides and transforms relationships and learning processes in childhood.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80790
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4142270298871207
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4232760913140402
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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