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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80751| Tipo: | TCC |
| Título : | Integrar app: tecnologia para educação permanente interprofissional na atenção primária à saúde |
| Autor : | Lima, Matheus Cauã Brito |
| Tutor: | Maciel, Jacques Antonio Cavalcante |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Educação em Saúde;Educação Interprofissional;Tecnologia da Informação;Atenção Primária à Saúde |
| Palabras clave en inglés: | Health Education;Interprofessional Education;Information Technology;Primary Health Care |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | LIMA, Matheus Cauã Brito. Integrar app: tecnologia para educação permanente interprofissional na atenção primária à saúde. 2025. 67 p. Monografia (Graduação em Odontologia) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | As práticas de Educação Permanente em Saúde são essenciais para capacitar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que se refere à Atenção Primária à Saúde (APS), onde a qualidade do atendimento depende diretamente da formação contínua dos profissionais. Para atender às diversas necessidades desse nível de atenção, são necessárias abordagens diversificadas, que alcancem diferentes públicos e cumpram seus objetivos. Nesse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham um papel estratégico, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo melhorias. O objetivo do presente estudo foi fortalecer a colaboração interprofissional na APS por meio do Integrar App. Com uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo utilizou o modelo ADDIE para o desenvolvimento do aplicativo, validado por 10 especialistas em Saúde Coletiva por meio do método Delphi. O aplicativo contém um menu com seis abas, incluindo Temáticas, SUSCast, Questões e Publicações. O instrumento de avaliação, adaptado para conteúdos educativos em saúde, analisou critérios como objetivos, estrutura, apresentação e relevância, alcançando um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) médio de 0,884, superando o parâmetro mínimo de 0,8. Os resultados indicaram que o aplicativo contribui positivamente para o avanço do conhecimento, estimula o aprendizado, e apresenta temas pertinentes e atualizados, com clareza e relevância nas informações. Após a validação, os especialistas consideraram o aplicativo eficaz e com grande potencial para apoiar os profissionais no aprimoramento do trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde. |
| Abstract: | The practices of Permanent Education in Health are essential for training professionals within the Unified Health System (SUS), especially regarding Primary Health Care (PHC), where the quality of care directly depends on the continuous training of professionals. To meet the diverse needs of this level of care, varied approaches are necessary to reach different audiences and achieve their objectives. In this context, Information and Communication Technologies (ICT) play a strategic role in expanding access to knowledge and promoting improvements. The objective of the present study was to strengthen interprofessional collaboration in PHC through the Integrar App. With a quantitative methodological approach, the study used the ADDIE model for the development of the application, which was validated by 10 experts in Public Health using the Delphi method. The app contains a menu with six tabs, including Topics, SUSCast, Questions, and Publications. The evaluation instrument, adapted for educational health content, analyzed criteria such as objectives, structure, presentation, and relevance, achieving an average Content Validity Index (CVI) of 0.884, surpassing the minimum parameter of 0.8. The results indicated that the app positively contributes to the advancement of knowledge, stimulates learning, and presents relevant and up-to-date topics with clarity and relevance of the information. After validation, the experts considered the app effective and with great potential to support professionals in improving teamwork in Primary Health Care. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80751 |
| ORCID del autor: | https://orcid.org/0009-0007-5080-1059 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7483854176756098 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-2293-8433 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1844543447929112 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | ODONTOLOGIA - SOBRAL - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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