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Tipo: TCC
Título: Competências secretariais para gestão de escritório: um estudo com gestores de escritórios de advocacia de pequeno porte no município de Caucaia/CE
Autor(es): Paiva, Andreza Marly de Souza
Orientador: Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Palavras-chave em português: Competências secretariais;Gestão de escritórios advocatícios;Secretariado Executivo
CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Data do documento: 2025
Citação: PAIVA, Andreza Marly de Souza. Competências secretariais para gestão de escritório: um estudo com gestores de escritórios de advocacia de pequeno porte no município de Caucaia/CE. 2025. 58 f. Monografia (Graduação em Secretariado Executivo) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A gestão de escritórios advocatícios de pequeno porte visa otimizar os processos administrativos internos, garantindo assim um bom desempenho dos resultados. Neste contexto, as competências secretariais, que abrangem habilidades técnicas e comportamentais, são fundamentais para gerir as principais atividades desempenhadas em escritórios de advocacia, podendo melhorar significativamente a eficiência e organização do escritório. O objetivo geral deste estudo foi analisar as competências secretariais, técnicas e comportamentais, necessárias para a gestão de escritórios de advocacia de pequeno porte no Município de Caucaia, Ceará. Em relação à metodologia, o estudo adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, a técnica de pesquisa para a coleta de dados foi a entrevista, com abordagem semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A partir dos resultados identificou-se que as principais demandas e atividades administrativas de gestão de escritórios de advocacia de pequeno porte e as competências secretariais, tanto técnicas como comportamentais. Constatou-se que a correlação entre as demandas administrativas desses negócios e as competências técnicas e comportamentais de secretários executivos podem melhorar a eficiência e organização do escritório, contribuindo para o alcance de seus objetivos. Conclui-se que um profissional com as competências secretariais apresentadas neste estudo, é um diferencial importante para a gestão de escritórios de advocacia, por contribuir para a otimização das rotinas, o controle de processos internos e a adaptação às mudanças do ambiente.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80697
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7821876420660544
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4653165007810299
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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