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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80666| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Avaliação da relação entre a geometria da via e a infraestrutura do pavimento por meio da obtenção do padrão de condução veicular em curvas |
| Autor : | Pereira, Alison Kaio Dantas |
| Tutor: | Castelo Branco, Veronica Teixeira Franco |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Projeto geométrico de rodovias;Raios de curvas horizontais;Segurança viária;Condição da superfície;Padrão de condução |
| Palabras clave en inglés: | Geometric design of highways;Radius of horizontal curves;Road safety;Surface condition;Driving pattern |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
| Fecha de publicación : | 27-ago-2024 |
| Citación : | PEREIRA, A. K. D. Avaliação da relação entre a geometria da via e a infraestrutura do pavimento por meio da obtenção do padrão de condução veicular em curvas. 132 f. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
| Resumen en portugués brasileño: | Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,19 milhão de pessoas foram vítimas de sinistros de trânsito no mundo, em 2021. No Brasil, entre 2013 e 2022, aconteceram aproximadamente 866 mil sinistros nas rodovias federais, com cerca de 23% das ocorrências registradas em curvas horizontais. Os dados oficiais indicam que o comportamento inadequado do motorista é o fator principal para a causa dos sinistros. No entanto, pesquisas mostram que os aspectos ambientais, a condição da superfície e os parâmetros geométricos da via podem interferir na forma da condução veicular e, consequentemente, na ocorrência dos sinistros. Este estudo investiga a relação entre a geometria da via, o padrão de condução do motorista e a infraestrutura viária, por meio da análise do comportamento dos motoristas em curvas. Para atingir o objetivo proposto, foram avaliados sinistros de trânsito ocorridos em curvas horizontais de uma rodovia no estado do Rio Grande do Norte (RN), e selecionadas seis curvas com raios entre 100 e 500 metros. Os raios das curvas e as inclinações longitudinais foram aferidos por meio de levantamento planialtimétrico cinemático com o GNSS TOPCON GRS-1. Além disso, foram coletados dados com um sistema embarcado equipado com sensores GPS e acelerômetros para aferir a geolocalização, velocidades e acelerações dos veículos. Cinco condutores realizaram 30 viagens em cada curva (15 em cada sentido da via). Em seguida, avaliou-se o coeficiente de atrito da curva mais crítica utilizando técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI). Como resultado, este estudo constatou que as intensidades das desacelerações para curvas relativamente planas tendem a ser superiores às demais e esse comportamento pode estar relacionado aos sinistros. Além disso, os condutores tendem a realizar direção mais defensiva em curvas com inclinações longitudinais acima de 3,5% e apresentam maiores ajustes de velocidade. As investigações da aceleração transversal mostraram que esse parâmetro é importante para compreender o padrão de condução do motorista, e ele, aparentemente, não é afetado pela inclinação da via. Curvas de raio entre 100 e 200 metros tem acelerações transversais superiores às demais, embora a velocidade seja inferior. Por fim, foi constatado que o coeficiente de atrito é inferior no interior da curva em comparação às tangentes, esse fato pode indicar que a aceleração transversal pode ter impacto importante no desgaste do pavimento e merece ser vista com atenção. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80666 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/2178617721035767 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/9622285360678246 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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