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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80666Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Castelo Branco, Veronica Teixeira Franco | - |
| dc.contributor.author | Pereira, Alison Kaio Dantas | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-29T14:10:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-29T14:10:46Z | - |
| dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, A. K. D. Avaliação da relação entre a geometria da via e a infraestrutura do pavimento por meio da obtenção do padrão de condução veicular em curvas. 132 f. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80666 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Avaliação da relação entre a geometria da via e a infraestrutura do pavimento por meio da obtenção do padrão de condução veicular em curvas | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,19 milhão de pessoas foram vítimas de sinistros de trânsito no mundo, em 2021. No Brasil, entre 2013 e 2022, aconteceram aproximadamente 866 mil sinistros nas rodovias federais, com cerca de 23% das ocorrências registradas em curvas horizontais. Os dados oficiais indicam que o comportamento inadequado do motorista é o fator principal para a causa dos sinistros. No entanto, pesquisas mostram que os aspectos ambientais, a condição da superfície e os parâmetros geométricos da via podem interferir na forma da condução veicular e, consequentemente, na ocorrência dos sinistros. Este estudo investiga a relação entre a geometria da via, o padrão de condução do motorista e a infraestrutura viária, por meio da análise do comportamento dos motoristas em curvas. Para atingir o objetivo proposto, foram avaliados sinistros de trânsito ocorridos em curvas horizontais de uma rodovia no estado do Rio Grande do Norte (RN), e selecionadas seis curvas com raios entre 100 e 500 metros. Os raios das curvas e as inclinações longitudinais foram aferidos por meio de levantamento planialtimétrico cinemático com o GNSS TOPCON GRS-1. Além disso, foram coletados dados com um sistema embarcado equipado com sensores GPS e acelerômetros para aferir a geolocalização, velocidades e acelerações dos veículos. Cinco condutores realizaram 30 viagens em cada curva (15 em cada sentido da via). Em seguida, avaliou-se o coeficiente de atrito da curva mais crítica utilizando técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI). Como resultado, este estudo constatou que as intensidades das desacelerações para curvas relativamente planas tendem a ser superiores às demais e esse comportamento pode estar relacionado aos sinistros. Além disso, os condutores tendem a realizar direção mais defensiva em curvas com inclinações longitudinais acima de 3,5% e apresentam maiores ajustes de velocidade. As investigações da aceleração transversal mostraram que esse parâmetro é importante para compreender o padrão de condução do motorista, e ele, aparentemente, não é afetado pela inclinação da via. Curvas de raio entre 100 e 200 metros tem acelerações transversais superiores às demais, embora a velocidade seja inferior. Por fim, foi constatado que o coeficiente de atrito é inferior no interior da curva em comparação às tangentes, esse fato pode indicar que a aceleração transversal pode ter impacto importante no desgaste do pavimento e merece ser vista com atenção. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Projeto geométrico de rodovias | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Raios de curvas horizontais | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Segurança viária | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Condição da superfície | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Padrão de condução | pt_BR |
| dc.subject.en | Geometric design of highways | pt_BR |
| dc.subject.en | Radius of horizontal curves | pt_BR |
| dc.subject.en | Road safety | pt_BR |
| dc.subject.en | Surface condition | pt_BR |
| dc.subject.en | Driving pattern | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2178617721035767 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9622285360678246 | pt_BR |
| local.date.available | 2024-08-27 | - |
| Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis_akdpereira.pdf | 6,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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