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Tipo: TCC
Título: Avaliação de comunicabilidade da ferramenta de detecção automática de fake news, FakeCheck, em plataforma WEB
Autor(es): Marques, Igor Santana
Orientador: Sampaio, Andréia Libório
Palavras-chave em português: fake news;comunicabilidade;método de inspeção semiótica;método de avaliação de comunicabilidade
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Data do documento: 2025
Citação: MARQUES, Igor Santana. Avaliação de comunicabilidade da ferramenta de detecção automática de fake news, FakeCheck, em plataforma WEB. 2025. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.
Resumo: A disseminação de fake news tem se tornado um problema crescente na sociedade, impactando diretamente a opinião pública e influenciando eventos políticos e sociais. Para mitigar os efeitos desse fenômeno, diversas soluções baseadas em inteligência artificial (IA) foram desenvolvidas, como o FakeCheck, uma ferramenta que utiliza técnicas de IA para classificar automaticamente notícias como verdadeiras ou falsas, com uma precisão de 90%. No entanto, além da precisão dos algoritmos, a eficácia dessas soluções depende da forma como a interface se comunica com os usuários, garantindo que possam utilizá-las sem dificuldades e compreender os resultados apresentados. Este trabalho avaliou a comunicabilidade da FakeCheck na plataforma web utilizando dois métodos da Engenharia Semiótica: o Método de Inspeção Semiótica (MIS) e o Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC). O MIS analisou a interface sob a perspectiva do designer, enquanto o MAC observou a interação real dos usuários. Os resultados indicaram que, embora a ferramenta seja intuitiva, há falhas na comunicação da interface, como a ausência de explicações sobre os modelos de detecção e dificuldades na interpretação dos feedbacks. Além disso, a análise apontou a necessidade de aprimorar mensagens e incluir novos elementos para tornar a comunicação entre designer e usuário mais clara e eficaz, reduzindo rupturas de comunicabilidade. A comparação entre os métodos possibilitou identificar tanto falhas na intenção do designer quanto desafios enfrentados pelos usuários na interação com o sistema. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento do FakeCheck e de outras ferramentas semelhantes, tornando-as mais acessíveis e funcionais. Com isso, espera-se contribuir para o aprimoramento da FakeCheck e de outras ferramentas semelhantes, tornando-as mais acessíveis e funcionais.
Abstract: The spread of fake news has become a growing problem in society, directly impacting public opinion and influencing political and social events. To mitigate this phenomenon, several artificial intelligence (AI)-based solutions have been developed, such as FakeCheck, a tool that uses AI techniques to automatically classify news as true or false, with 90% accuracy. However, beyond algorithmic precision, the effectiveness of these solutions also depends on how their interface communicates with users, ensuring they can navigate them easily and understand the presented results. This study evaluated the communicability of FakeCheck on the web platform using two methods from Semiotic Engineering: the Semiotic Inspection Method (SIM) and the Communicability Evaluation Method (CEM). SIM analyzed the interface from the designer’s perspective, while CEM observed real user interactions. The results indicated that, although the tool is intuitive, there are communication flaws in the interface, such as the lack of explanations about detection models and difficulties in interpreting feedback. Furthermore, the analysis highlighted the need to refine messages and include new elements to enhance communication between the designer and the user, reducing communicability breakdowns. The comparison between methods allowed for identifying both design flaws and user interaction challenges. This study is expected to contribute to the improvement of FakeCheck and similar tools, making them more accessible and functional.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80610
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5714218246069496
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

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