Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80605
Type: TCC
Title: Construção de um guia para auxiliar no processo de adaptação de jogos de tabuleiro para uma versão digital
Authors: Mesquita, Camila Belmont
Advisor: Jucá, Paulyne Matthews
Keywords in Brazilian Portuguese : guia de adaptação;jogos de tabuleiro;jogos digitais
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Issue Date: 2025
Citation: MESQUITA, Camila Belmont. Construção de um guia para auxiliar no processo de adaptação de jogos de tabuleiro para uma versão digital. 2025. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: A adaptação de jogos de tabuleiro para o meio digital tem se tornado um fenômeno notável no panorama dos jogos, impulsionada pela evolução tecnológica e pela crescente interação global. No entanto, esse processo exige uma atenção minuciosa aos elementos do jogo e à elaboração de estratégias de adaptação, com o objetivo de preservar sua essência e garantir maior fidelidade aos aspectos e características originais. Todavia, esse processo apresenta desafios, especialmente devido à escassez de referências que possam orientar desenvolvedores independentes. Partindo disso, este trabalho propõe a criação de um guia prático para auxiliar na adaptação de jogos de tabuleiro para versões digitais, com foco na preservação da identidade do jogo, ou seja, o seu core. A metodologia adotada é composta pelo estudo e definição dos elementos que formam o core dos jogos; pela construção do guia, dividido em etapas de justificativa, identificação do core e elaboração das estratégias de adaptação; pela criação de um modelo de exemplo do guia por meio da adaptação de um jogo existente; pela validação do guia mediante entrevistas com game designers e desenvolvedores de jogos; e pelo ajuste e aprimoramento do guia com base no resultado e na análise das entrevistas. Ao propor essa metodologia, este trabalho visa facilitar o processo de adaptação e enriquecer o conhecimento na área, abrindo caminho para uma experiência de jogo digital que preserve a identidade e a atratividade dos jogos de tabuleiro.
Abstract: The adaptation of board games to the digital medium has become a notable phenomenon in the gaming landscape, driven by technological evolution and increasing global interaction. However, this process requires meticulous attention to the elements of the game and the development of adaptation strategies, with the goal of preserving its essence and ensuring greater fidelity to the original aspects and characteristics. Nevertheless, this process presents challenges, especially due to the scarcity of references that could guide independent developers. Based on this, this work proposes the creation of a practical guide to assist in the adaptation of board games to digital versions, focusing on the preservation of the game’s identity, that is, its core. The adopted methodology consists of the study and definition of the elements that form the core of board games; the construction of the guide, divided into stages of justification, core identification, and development of adaptation strategies; the creation of a model example of the guide through the adaptation of an existing game; the validation of the guide through interviews with game designers and game developers; and the adjustment and refinement of the guide based on the results and analysis of the interviews. By proposing this methodology, this work aims to facilitate the adaptation process and enrich the knowledge in the field, paving the way for a digital gaming experience that preserves the identity and appeal of board games.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80605
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2812695592756155
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_cbmesquita.pdf8,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.